Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos aposta na programação e robótica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos já se encontra a preparar o próximo ano letivo, com uma “nova oferta de escola”, que vai incidir na robótica, na programação e no pensamento computacional. Além disso também vai continuar a apostar nos cursos profissionais, relacionados com a gestão e programação de sistemas informáticos, e técnico de multimédia, e ainda cozinha e pastelaria, restauração e bar, para uma melhor adequação ao mercado de trabalho.
O agrupamento vai apostar no próximo ano letivo na área da robótica

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos já se encontra a preparar o próximo ano letivo, com uma “nova oferta de escola”, que vai incidir na robótica, na programação e no pensamento computacional. Além disso também vai continuar a apostar nos cursos profissionais, relacionados com a gestão e programação de sistemas informáticos, e técnico de multimédia, e ainda cozinha e pastelaria, restauração e bar, para uma melhor adequação ao mercado de trabalho.

Com o objetivo de ser “uma escola para o futuro”, o agrupamento tem vindo a repensar no sistema de ensino, impondo assim “uma alteração nos processos de aprendizagem, que colocam o aluno no centro, sendo “eles próprios a construir esse processo, em que o professor é apenas um tutor para guiar esse desenvolvimento”, explicou José Santos, diretor do agrupamento, que há cerca de quatro anos, juntamente com a equipa da direção, tem vindo a mudar a visão em relação à escola, implementando novas dinâmicas, certificações de qualidade, uma autoavaliação efetiva e práticas de avaliação baseada na formação.
Nesse sentido, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos concorreu à Academia Digital da Vodafone para poder fornecer materiais e equipar salas de aulas ao nível da robótica. “Graças a este protocolo que vamos assinar com a Vodafone vamos conseguimos equipar as salas de aula com materiais, o que de outra forma não conseguiríamos”, sublinhou o diretor, adiantando que assim o projeto Academia deCode – Academia de Programação e Robótica, que existia em parceria com o município e o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, no Parque Tecnológico de Óbidos, vai deixar o âmbito das AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular, e passar a uma disciplina de oferta escolar aos alunos.
Esta inserção da programação e robótica no dia a dia das crianças, segundo José Santos, será “a grande novidade do próximo ano letivo e que se enquadra na nova visão do ensino e nas dinâmicas que estamos a efetuar a nível da tecnologia digital”. Trata-se ainda de “aproveitar as aprendizagens dos nossos alunos e direcioná-las enquanto aprendizagens de futuro”.
Inicialmente será direcionado para os alunos do 1º e 2º ciclo, mas “o objetivo é mais tarde alargar ao 3º ciclo e ao secundário”.
Igualmente vai voltar a apostar numa nova oferta formativa para o próximo ano letivo, em que os cursos profissionais disponíveis estão relacionados com a gestão de equipamentos informáticos, técnico de multimédia, e ainda cozinha e pastelaria, restauração e bar, para uma melhor adequação ao mercado de trabalho.
Relativamente ao digital, a escola encontra-se a modernizar todo o parque tecnológico do agrupamento, a melhorar a rede interna de internet das escolas, a criar as salas de aula do futuro, sendo “autênticos laboratórios de aprendizagem, e ainda a “apostar fortemente nas bibliotecas, tornando-as em centros de recursos”.
Outros dos objetivos do diretor é conseguir requalificar alguns dos jardins de infância do agrupamento, que “neste momento estão cheios”, bem como o campo de jogos da escola sede.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Praxe solidária celebra 25 de Abril

A Associação Académica das Caldas da Rainha optou por celebrar o 25 de Abril com um momento praxístico solidário. Juntou-se à organização não governamental Mães do Mundo e ao seu projeto Reino Mágico, para enviar bonecas e dinheiro para crianças em comunidades desfavorecidas.

praxe1

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1