Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Giro d’Italia terminou sem João Almeida devido à Covid-19

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 18ª etapa do Giro d’Italia, na passada quinta-feira, ficou marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio, a quatro etapas do fim.

A 18ª etapa do Giro d’Italia, na passada quinta-feira, ficou marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio, a quatro etapas do fim.

O jovem de A-dos-Francos, de 23 anos, envergava a camisola branca, liderando a classificação da juventude, mas durante a noite apresentou sintomas do vírus. “Acordou com persistentes dores na garganta e o teste deu positivo. Cumprimos as regras de prevenção e desinfetámos todos os lugares que a equipa utiliza no dia a dia (carros, autocarros, quartos de hotel e outros), colocámos os atletas em quartos individuais para limitar a proximidade de contactos, contudo, apesar destes cuidados, não protegeram 100%”, disse Michele De Grandi, médico da equipa UAE Team Emirates no Giro d’Italia.

Os restantes elementos da equipa, entre staff e corredores, fizeram teste e não estavam infetados.

Mauro Gianetti, diretor da equipa, comentou que “estamos obviamente profundamente aborrecidos porque o João e a equipa de apoio estavam a fazer uma excelente corrida”. “Os nossos objetivos eram o pódio e a camisola branca de melhor corredor jovem, e estávamos a lutar para ganhar ambos. São más notícias, mas é a realidade com que temos vindo a viver nos últimos dois anos. Temos de aceitar e olhar para a frente. Agora o mais importante é que o João recupere o mais rápido possível”, acrescentou.

Na etapa anterior o ciclista tinha perdido algum tempo, caindo para o quarto lugar, mas garantia que ia “lutar até ao último quilómetro”, até porque ainda existiam três etapas antes do contrarrelógio e considerava ser possível chegar ao pódio.

Depois de nas duas passadas edições ter ficado em quarto e sexto lugar, João Almeida tinha agora o objetivo consolidado de atingir o pódio. Em 2020, andou 15 dias vestido com a camisola rosa (indicativa da liderança no Giro d’Italia), mas acabaria por perdê-la nas últimas etapas.

Este ano a prova terminou o dia 29 de maio, após 21 etapas. O australiano Jai Hindley (Bora-hansgrohe) foi o vencedor da 105ª edição da Volta a Itália, acabando 1 minutos e 18 segundos à frente do equatoriano Richard Carapaz (Ineos), segundo classificado, com o espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious) a ficar em terceiro, a 3 minutos e 24 segundos. O espanhol Juan Pedro López, da Trek-Segafredo, ganhou a camisola branca.

A equipa de João Almeida ficou em oitavo lugar (em primeiro ficou a Bahrain Victorious) e o melhor ciclista foi o italiano Davide Formolo, em 36º lugar, a 2 horas, 20 minutos e 58 segundos do vencedor. O melhor português foi Rui Costa, da UAE Team Emirates, na 44ª posição, a 2 horas, 38 minutos e 11 segundos.

“A tristeza ocupou o meu coração”

João Almeida desabafou sobre a impossibilidade de continuar na Volta a Itália em bicicleta: “Nem sei como começar…esta manhã, a tristeza ocupou o meu coração…talvez seja porque ainda sou jovem e nunca tinha tido um obstáculo na estrada num momento e circunstância como este. Adoro o que faço, é o meu foco na vida. E gosto ainda mais do Giro d’Italia. Tem um especial significado para mim. Mas compreendo que os contratempos fazem parte do caminho e aceito. Para seguir em frente, senti necessidade de vir aqui desanuviar, não queixar-me, e agradecer a todos o inexcedível apoio, sobretudo nesta altura. Desejo aos meus colegas de equipa e à UAE Team Emirates o melhor para o resto do Giro! Tempo de recuperar e voltar mais forte”.

Para além de João Almeida, esta edição viu desistirem outros nomes sonantes, como o neerlandês Tom Dumoulin (Jumbo-Visma), o britânico Simon Yates (BikeExchange-Jayco), que venceu duas etapas, o colombiano Miguel Ángel López (Astana), além do francês Romain Bardet (DSM), que era também quarto quando desistiu.

Aguardado nas Caldas

Apesar do teste positivo, aguarda-se que João Almeida possa estar recuperado e consiga estar presente em dois momentos no seu concelho.

No âmbito do Dia Mundial da Bicicleta, o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro organiza a 3 de junho um passeio de cicloturismo até ao miradouro da Foz do Arelho, em exclusivo para os estudantes do 9º e 11º anos da escola Bordalo Pinheiro, num evento apadrinhado por João Almeida, que foi aluno neste estabelecimento de ensino.

A propósito da celebração do 13º aniversário de elevação de A-dos-Francos a vila, no dia 12 de junho, pelas 15h30, será inaugurado pela junta de freguesia um monumento dedicado a João Almeida.

Após a inauguração haverá animação e marchas populares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1