Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

António Morgado fica em 2º no Trophée Centre Morbihan

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ciclista caldense António Morgado subiu no passado domingo ao pódio do Trophée Centre Morbihan, na Bretanha, em França, depois de conquistar o segundo lugar da geral, corolário do grande trabalho de equipa conseguido pela seleção nacional de juniores, que permitiu este resultado na prova da Taça das Nações.

O ciclista caldense António Morgado subiu no passado domingo ao pódio do Trophée Centre Morbihan, na Bretanha, em França, depois de conquistar o segundo lugar da geral, corolário do grande trabalho de equipa conseguido pela seleção nacional de juniores, que permitiu este resultado na prova da Taça das Nações.

O selecionador José Poeira convocou António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues (Bairrada), Rafael Barbas (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

Em dois dias os corredores cumpriram três etapas. A primeira jornada, no sábado, contou com uma tirada de 115,6 quilómetros, iniciada em Malachappe Pluvigner. A etapa fez-se a alta velocidade logo desde início, ficando marcada por várias movimentações no pelotão e tentativas de fuga. Daniel Lima foi o corredor português mais bem classificado, na sétima posição. António Morgado esteve numa fuga, mas o seu grupo foi alcançado pelo pelotão já nos quilómetros finais, acabando em 26º.

No domingo, os ciclistas enfrentaram duas etapas, uma de manhã e outra à tarde. A primeira prova do dia foi um contrarrelógio individual de sete quilómetros, entre Réguiny e Évellys. António Morgado foi o melhor corredor português em competição, tendo terminado com o oitavo melhor tempo, a 25 segundos do vencedor.

À tarde os corredores tiveram pela frente um percurso de 109,9 quilómetros, entre Buléon e Locminé. António Morgado chegou a sofrer uma queda durante a etapa, num dos vários topos do percurso, mas sem consequências de maior.

Quando o pelotão entrou no circuito final, a seleção nacional atacou com António Morgado e Rúben Rodrigues, formando uma fuga de 17 corredores composta por alguns dos favoritos à vitória da classificação geral.

Rúben Rodrigues foi até ao limite para tentar aumentar o ritmo na frente da corrida, deixando depois António Morgado na cabeça do grupo. O ciclista das Caldas da Rainha tentou fazer com que alguns corredores importantes para a geral perdessem o contacto, atacando várias vezes, mas sem sucesso.

Entretanto seria o francês Ronan Auge a destacar-se, seguindo a solo até à meta. O grupo chegaria pouco depois, com António Morgado a sprintar para o sexto lugar na etapa. A vitória na geral ficaria para o belga Jens Verbrugghe, com o caldense a conquistar o segundo lugar, a escassos sete segundos do vencedor. De destacar ainda que Portugal terminou esta prova da Taça das Nações na quarta posição por equipas.

A comitiva nacional segue agora rumo à Suíça, onde disputará, de 26 a 29 de maio, uma das mais exigentes provas por etapas do mundo para os juniores, o Tour du Pays de Vaud. É uma corrida em que a montanha dita leis, mas na qual a especialidade de contrarrelógio será também decisiva.

A prova inicia-se com um prólogo de 4400 metros. O segundo dia apresenta uma etapa de 135,8 quilómetros. Na terceira jornada, a disputar no dia 28, os ciclistas enfrentam uma etapa matinal de 91 quilómetros, deixando para o período vespertino o segundo contrarrelógio individual da competição, 11,3 quilómetros. No último dia correm-se 104,7 quilómetros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1