Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

António Morgado fica em 2º no Trophée Centre Morbihan

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ciclista caldense António Morgado subiu no passado domingo ao pódio do Trophée Centre Morbihan, na Bretanha, em França, depois de conquistar o segundo lugar da geral, corolário do grande trabalho de equipa conseguido pela seleção nacional de juniores, que permitiu este resultado na prova da Taça das Nações.

O ciclista caldense António Morgado subiu no passado domingo ao pódio do Trophée Centre Morbihan, na Bretanha, em França, depois de conquistar o segundo lugar da geral, corolário do grande trabalho de equipa conseguido pela seleção nacional de juniores, que permitiu este resultado na prova da Taça das Nações.

O selecionador José Poeira convocou António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues (Bairrada), Rafael Barbas (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

Em dois dias os corredores cumpriram três etapas. A primeira jornada, no sábado, contou com uma tirada de 115,6 quilómetros, iniciada em Malachappe Pluvigner. A etapa fez-se a alta velocidade logo desde início, ficando marcada por várias movimentações no pelotão e tentativas de fuga. Daniel Lima foi o corredor português mais bem classificado, na sétima posição. António Morgado esteve numa fuga, mas o seu grupo foi alcançado pelo pelotão já nos quilómetros finais, acabando em 26º.

No domingo, os ciclistas enfrentaram duas etapas, uma de manhã e outra à tarde. A primeira prova do dia foi um contrarrelógio individual de sete quilómetros, entre Réguiny e Évellys. António Morgado foi o melhor corredor português em competição, tendo terminado com o oitavo melhor tempo, a 25 segundos do vencedor.

À tarde os corredores tiveram pela frente um percurso de 109,9 quilómetros, entre Buléon e Locminé. António Morgado chegou a sofrer uma queda durante a etapa, num dos vários topos do percurso, mas sem consequências de maior.

Quando o pelotão entrou no circuito final, a seleção nacional atacou com António Morgado e Rúben Rodrigues, formando uma fuga de 17 corredores composta por alguns dos favoritos à vitória da classificação geral.

Rúben Rodrigues foi até ao limite para tentar aumentar o ritmo na frente da corrida, deixando depois António Morgado na cabeça do grupo. O ciclista das Caldas da Rainha tentou fazer com que alguns corredores importantes para a geral perdessem o contacto, atacando várias vezes, mas sem sucesso.

Entretanto seria o francês Ronan Auge a destacar-se, seguindo a solo até à meta. O grupo chegaria pouco depois, com António Morgado a sprintar para o sexto lugar na etapa. A vitória na geral ficaria para o belga Jens Verbrugghe, com o caldense a conquistar o segundo lugar, a escassos sete segundos do vencedor. De destacar ainda que Portugal terminou esta prova da Taça das Nações na quarta posição por equipas.

A comitiva nacional segue agora rumo à Suíça, onde disputará, de 26 a 29 de maio, uma das mais exigentes provas por etapas do mundo para os juniores, o Tour du Pays de Vaud. É uma corrida em que a montanha dita leis, mas na qual a especialidade de contrarrelógio será também decisiva.

A prova inicia-se com um prólogo de 4400 metros. O segundo dia apresenta uma etapa de 135,8 quilómetros. Na terceira jornada, a disputar no dia 28, os ciclistas enfrentam uma etapa matinal de 91 quilómetros, deixando para o período vespertino o segundo contrarrelógio individual da competição, 11,3 quilómetros. No último dia correm-se 104,7 quilómetros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161