Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

Criadas 12 Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço Municipal da Proteção Civil das Caldas da Rainha criou 12 Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias do concelho, aumentando a capacidade de resposta no levantamento de situações de perigo e de atuação em casos de catástrofes.
– Distribuição do material para a ação na área da proteção de pessoas e bens

O Serviço Municipal da Proteção Civil das Caldas da Rainha criou 12 Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias do concelho, aumentando a capacidade de resposta no levantamento de situações de perigo e de atuação em casos de catástrofes.

protecao civil 2
Quatro elementos de cada freguesia receberam formação

Cerca de meia centena de pessoas integra as novas unidades locais de Proteção Civil, cobrindo 100% do território do concelho das Caldas da Rainha.

Estas entidades, criadas no âmbito de Lei de Bases da Proteção Civil, têm o objetivo de auxiliar na gestão e de risco e prevenção, ajuda e socorro de pessoas, bens e ambiente em caso de catástrofe, acidente ou incêndio.

Ao JORNAL DAS CALDAS, Gui Caldas, coordenador municipal de Proteção Civil, disse que promoveram formação em proteção civil a quatro elementos de cada uma das 12 freguesias. Distribuíram também material bem como fardamento, designadamente capacetes para intervenção, motosserras, blusões impermeáveis e botas, no sentido de “dotar as mesmas das condições mínimas para a sua ação na área da proteção de pessoas e bens”.

No passado sábado decorreu no salão nobre da Câmara das Caldas a cerimónia de entrega do material de auxílio às juntas de freguesia. Estiveram presentes o presidente, Vitor Marques, e o vice-presidente, Joaquim Beato.

A proteção civil a nível das autarquias “deve começar a atuar da base para o topo mediante a sua capacidade de resposta, mas sempre com o princípio orientador definido e conhecido por todos os intervenientes”, relatou Gui Caldas.

Segundo este responsável, a criação das 12 Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias do concelho tem como intuito a organização da “Proteção Civil na sua base, nas pessoas e nas instituições próximas, e a gestão dos recursos consoante as necessidades”.

Estas Unidades Locais de Proteção Civil compreendem atividades desenvolvidas em estreita ligação e coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil. A finalidade é “prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe no território da freguesia, atenuar os seus efeitos, proteger, socorrer e assistir pessoas e outros seres vivos e bens em perigo quando aquelas situações ocorram, e apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas nas áreas afetadas da freguesia”, contou Gui Caldas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas