Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Criadas 12 Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço Municipal da Proteção Civil das Caldas da Rainha criou 12 Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias do concelho, aumentando a capacidade de resposta no levantamento de situações de perigo e de atuação em casos de catástrofes.
– Distribuição do material para a ação na área da proteção de pessoas e bens

O Serviço Municipal da Proteção Civil das Caldas da Rainha criou 12 Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias do concelho, aumentando a capacidade de resposta no levantamento de situações de perigo e de atuação em casos de catástrofes.

protecao civil 2
Quatro elementos de cada freguesia receberam formação

Cerca de meia centena de pessoas integra as novas unidades locais de Proteção Civil, cobrindo 100% do território do concelho das Caldas da Rainha.

Estas entidades, criadas no âmbito de Lei de Bases da Proteção Civil, têm o objetivo de auxiliar na gestão e de risco e prevenção, ajuda e socorro de pessoas, bens e ambiente em caso de catástrofe, acidente ou incêndio.

Ao JORNAL DAS CALDAS, Gui Caldas, coordenador municipal de Proteção Civil, disse que promoveram formação em proteção civil a quatro elementos de cada uma das 12 freguesias. Distribuíram também material bem como fardamento, designadamente capacetes para intervenção, motosserras, blusões impermeáveis e botas, no sentido de “dotar as mesmas das condições mínimas para a sua ação na área da proteção de pessoas e bens”.

No passado sábado decorreu no salão nobre da Câmara das Caldas a cerimónia de entrega do material de auxílio às juntas de freguesia. Estiveram presentes o presidente, Vitor Marques, e o vice-presidente, Joaquim Beato.

A proteção civil a nível das autarquias “deve começar a atuar da base para o topo mediante a sua capacidade de resposta, mas sempre com o princípio orientador definido e conhecido por todos os intervenientes”, relatou Gui Caldas.

Segundo este responsável, a criação das 12 Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias do concelho tem como intuito a organização da “Proteção Civil na sua base, nas pessoas e nas instituições próximas, e a gestão dos recursos consoante as necessidades”.

Estas Unidades Locais de Proteção Civil compreendem atividades desenvolvidas em estreita ligação e coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil. A finalidade é “prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe no território da freguesia, atenuar os seus efeitos, proteger, socorrer e assistir pessoas e outros seres vivos e bens em perigo quando aquelas situações ocorram, e apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas nas áreas afetadas da freguesia”, contou Gui Caldas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz