Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
16° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste participa no Programa Empresas Turismo 360º

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste integra a equipa técnica de desenvolvimento e formação do Programa Empresas Turismo 360º, com a participação de uma equipa de formadores de várias escolas para a dinamização de ações de capacitação de “Gestão ESG (Environmental, Social and Governance) – alcançar a sustentabilidade ambiental, social e de governação” […]
Alguns dos participantes na sessão pública de apresentação dos principais resultados

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste integra a equipa técnica de desenvolvimento e formação do Programa Empresas Turismo 360º, com a participação de uma equipa de formadores de várias escolas para a dinamização de ações de capacitação de “Gestão ESG (Environmental, Social and Governance) – alcançar a sustentabilidade ambiental, social e de governação” através da Academia Digital do Turismo de Portugal.

Com o desenvolvimento do Programa Empresas Turismo 360º pretende-se acelerar o processo de incorporação dos indicadores ESG nas respetivas organizações, desafiando as empresas a reequacionarem ativamente as suas práticas ambientais, sociais e de governação.
Este ambicioso programa gerido pelo Turismo de Portugal aposta no desenvolvimento de ações que incluem a capacitação das empresas do turismo para a incorporação dos indicadores ESG nos respetivos processos de gestão, por um lado, mas também, a disponibilização de instrumentos de monitorização, de modelos de relatórios de sustentabilidade e a promoção do reconhecimento público das organizações.
No passado dia 19 foi realizada no Museu da Eletricidade, em Lisboa, uma sessão pública de apresentação dos principais resultados, desafios e conclusões do Programa Empresas Turismo 360º, que visou efetuar um balanço dos primeiros meses do programa e reconhecer formalmente a adesão das empresas que participaram nas ações piloto de capacitação em Gestão ESG. A sessão contou com a participação de António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, Rita Marques, secretária de estado do Turismo, Comércio e Serviços, e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e incluiu um momento de reconhecimento do Compromisso Empresas Turismo 360°, envolvendo os stakeholders num compromisso conjunto de evolução na visão da responsabilidade das empresas turísticas.
Em representação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste estiveram presentes Daniel Pinto, diretor do estabelecimento de ensino, e Célia Antunes, assessora de inovação e técnica responsável pela dinamização e divulgação do programa, tendo integrado a equipa desde a primeira hora do seu desenvolvimento.
A carta de compromisso agora assinada materializa uma agenda comum de criação de valor sustentável, integrando a adesão a princípios ambientais, sociais e de governação e fixando um conjunto de responsabilidades que têm em vista evoluir na visão coletiva das empresas turísticas enquanto agentes de criação de valor para trabalhadores, fornecedores, comunidade, território e ambiente.
O turismo é o primeiro setor a ter um padrão de monitorização e de reporte do Desempenho ESG para todas as empresas.
O Turismo de Portugal lançou, em novembro de 2021, o programa “Empresas Turismo 360º”, uma medida criada no âmbito do plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro”, com o objetivo de incentivar as empresas para a transformação sustentável do setor do turismo, cumprindo a missão do referido plano, que é estimular a economia e a atividade turística, com base nas metas de sustentabilidade económica, ambiental e social da “Estratégia de Turismo 2027”.
Na ocasião aderiram ao projeto 19 parceiros: Confederação do Turismo de Portugal, APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, Global Compact Network Portugal, Euronext, Banco Português de Fomento, Millennium BCP, Novo Banco, Banco Português de Gestão, BPI, Santander, Crédito Agrícola, Montepio Geral, Caixa Geral de Depósitos, Abanca, Bankinter, EuroBic, GoParity, Ordem dos Contabilistas Certificados, Turismo de Portugal.
A partir daí foi formado um grupo de trabalho coordenado pela Direção de Apoio ao Investimento do Turismo de Portugal, com Carlos Abade, vogal do Conselho Diretivo, e Elisabete Félix, diretora do Departamento de Dinamização Empresarial, que preparou e definiu temas materiais de reporte e dos indicadores-chave de desempenho ESG, e entre os meses de fevereiro e março foram desenvolvidos dois ciclos de ações-piloto de capacitação empresarial dirigidos, respetivamente, a 30 médias e grandes empresas e a 23 micro e pequenas empresas, para teste, em ambiente de laboratório virtual, de novas abordagens de partilha de conhecimento, experiências e desafios sobre a gestão ESG e sobre a importância de alcançar a sustentabilidade ambiental, social e de governação.
Neste momento estão a decorrer as sessões online de capacitação ações de Gestão ESG na Academia Digital – Turismo de Portugal. A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste está disponível para esclarecer as empresas da região sobre alguma questão que tenham sobre as referidas sessões de capacitação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo