Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Petição por melhoria da saúde reúne mais de cinco mil assinaturas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche, criada a 1 de fevereiro, anunciou que a petição “Garantir o acesso aos serviços dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares no Concelho de Peniche” terminou no passado dia 15, tendo havido 5328 assinaturas, presencialmente e online.
Foram reunidas 5328 assinaturas, presencialmente e online

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche, criada a 1 de fevereiro, anunciou que a petição “Garantir o acesso aos serviços dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares no Concelho de Peniche” terminou no passado dia 15, tendo havido 5328 assinaturas, presencialmente e online.

Brevemente a comissão irá realizar as respetivas diligências para a entrega do dossiê de assinaturas junto do Presidente da Assembleia da República, assim como a formalização de pedido de reunião à Ministra da Saúde, entre outras ações.

Esta comissão surgiu da vontade de um grupo informal de pessoas pertencentes ao concelho em querer contribuir para melhoria da saúde “face à situação atual de degradação das respostas dos serviços”.

Fala em “difícil acessibilidade aos cuidados de saúde primários pela população do concelho e insuficiência na oferta hospitalar, pela fragilidade de atendimento do serviço de urgência básica e falta de valências de especialidades”.

Pretende ser “uma voz ativa nos esforços de melhoria de funcionamento dos serviços de saúde ao nível dos cuidados de saúde primários e ao nível dos cuidados hospitalares”.

Órgão independente, visa a articulação com as entidades representativas da saúde (Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia), para colaborar na resolução dos problemas sentidos pelos utentes.

De acordo com a comissão, 44,5% da população de Peniche encontra-se sem médico de família, com maior incidência na freguesia de Atouguia da Baleia, onde se verifica a inexistência de médicos de família numa população de cerca de seis mil habitantes.

Por outro lado, faz notar que a promessa de reestruturação do hospital de Peniche em 2013, reafirmada em sede de reuniões com dirigentes políticos e responsáveis da administração hospitalar e objeto de cabimentação de verbas e processos de lançamento de concurso para obras de adaptação do hospital, ainda se encontra por concretizar.

“As extensões de saúde, nomeadamente de Atouguia da Baleia e Serra d’El Rei, manifestam necessidades prementes e humanização do espaço e infraestruturas. Ao nível do hospital, a resposta do serviço de urgência básica não tem permanentemente um médico de medicina interna e constata-se a indefinição das valências e a falta das mesmas.

Na petição dirigida ao presidente da Assembleia da República, são apontados como exigência ao nível dos cuidados de saúde primários, o reforço urgente de médicos de família e enfermeiros e melhoria de infraestruturas e equipamentos no Centro de Saúde de Atouguia da Baleia, onde os seis mil utentes inscritos estão sem médico de família.

Para o Centro de Saúde de Peniche é pedido o reforço de médicos e enfermeiros. Os utentes inscritos no sem médico de família são 2100 e dentro de pouco tempo haverá quatro médicos reformados.

No que diz respeito ao Centro de Saúde de Ferrel, atualmente com um médico de família e um enfermeiro que assistem a três mil utentes inscritos, é sustentada a necessidade de reforço da respetiva equipa.

Quanto ao Centro de Saúde da Serra D’El Rei, verificam-se necessidades ao nível dos equipamentos e humanização do espaço.

Em relação ao Hospital de Peniche, é reivindicado o reforço da equipa médica e de enfermagem nas urgências e permanência de médico de medicina interna, abertura de mais valências ao nível do internamento e consultas externas de acordo com necessidades da população do concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional da Resistência e da Liberdade inaugurado em Peniche

O Presidente da República e vários membros do Governo, como as ministras da Cultura e da Justiça e a secretária de Estado da Cultura, marcaram presença no passado sábado na cerimónia oficial de inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche.

resistencia1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1