Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Petição por melhoria da saúde reúne mais de cinco mil assinaturas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche, criada a 1 de fevereiro, anunciou que a petição “Garantir o acesso aos serviços dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares no Concelho de Peniche” terminou no passado dia 15, tendo havido 5328 assinaturas, presencialmente e online.
Foram reunidas 5328 assinaturas, presencialmente e online

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche, criada a 1 de fevereiro, anunciou que a petição “Garantir o acesso aos serviços dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares no Concelho de Peniche” terminou no passado dia 15, tendo havido 5328 assinaturas, presencialmente e online.

Brevemente a comissão irá realizar as respetivas diligências para a entrega do dossiê de assinaturas junto do Presidente da Assembleia da República, assim como a formalização de pedido de reunião à Ministra da Saúde, entre outras ações.

Esta comissão surgiu da vontade de um grupo informal de pessoas pertencentes ao concelho em querer contribuir para melhoria da saúde “face à situação atual de degradação das respostas dos serviços”.

Fala em “difícil acessibilidade aos cuidados de saúde primários pela população do concelho e insuficiência na oferta hospitalar, pela fragilidade de atendimento do serviço de urgência básica e falta de valências de especialidades”.

Pretende ser “uma voz ativa nos esforços de melhoria de funcionamento dos serviços de saúde ao nível dos cuidados de saúde primários e ao nível dos cuidados hospitalares”.

Órgão independente, visa a articulação com as entidades representativas da saúde (Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia), para colaborar na resolução dos problemas sentidos pelos utentes.

De acordo com a comissão, 44,5% da população de Peniche encontra-se sem médico de família, com maior incidência na freguesia de Atouguia da Baleia, onde se verifica a inexistência de médicos de família numa população de cerca de seis mil habitantes.

Por outro lado, faz notar que a promessa de reestruturação do hospital de Peniche em 2013, reafirmada em sede de reuniões com dirigentes políticos e responsáveis da administração hospitalar e objeto de cabimentação de verbas e processos de lançamento de concurso para obras de adaptação do hospital, ainda se encontra por concretizar.

“As extensões de saúde, nomeadamente de Atouguia da Baleia e Serra d’El Rei, manifestam necessidades prementes e humanização do espaço e infraestruturas. Ao nível do hospital, a resposta do serviço de urgência básica não tem permanentemente um médico de medicina interna e constata-se a indefinição das valências e a falta das mesmas.

Na petição dirigida ao presidente da Assembleia da República, são apontados como exigência ao nível dos cuidados de saúde primários, o reforço urgente de médicos de família e enfermeiros e melhoria de infraestruturas e equipamentos no Centro de Saúde de Atouguia da Baleia, onde os seis mil utentes inscritos estão sem médico de família.

Para o Centro de Saúde de Peniche é pedido o reforço de médicos e enfermeiros. Os utentes inscritos no sem médico de família são 2100 e dentro de pouco tempo haverá quatro médicos reformados.

No que diz respeito ao Centro de Saúde de Ferrel, atualmente com um médico de família e um enfermeiro que assistem a três mil utentes inscritos, é sustentada a necessidade de reforço da respetiva equipa.

Quanto ao Centro de Saúde da Serra D’El Rei, verificam-se necessidades ao nível dos equipamentos e humanização do espaço.

Em relação ao Hospital de Peniche, é reivindicado o reforço da equipa médica e de enfermagem nas urgências e permanência de médico de medicina interna, abertura de mais valências ao nível do internamento e consultas externas de acordo com necessidades da população do concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara