Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
16° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C

“A Coragem da Minha Mãe” no Teatro da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Artistas Unidos estarão no Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, com o espetáculo “A Coragem da Minha Mãe”, de George Tabori, de 28 a 30 de abril, às 21h30.

Os Artistas Unidos estarão no Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, com o espetáculo “A Coragem da Minha Mãe”, de George Tabori, de 28 a 30 de abril, às 21h30.

O espetáculo tem a interpretação de Antónia Terrinha, Pedro Carraca e Hélder Braz e vozes de Carla Bolito, Américo Silva, António Simão, João Meireles, Jorge Silva Melo, Nuno Gonçalo Rodrigues, Pedro Caeiro e Tiago Matias. A encenação é de Jorge Silva Melo.

Baseando o seu texto na história real da sua mãe, Tabori relata como Elsa, com 55 anos, sendo presa em Budapeste, no verão de 1944, e deportada com quatro mil judeus, consegue salvar-se afirmando que a sua prisão é ilegal, visto que tinha em sua posse um passaporte da Cruz Vermelha que a protegia, embora se tivesse esquecido dele em casa. Em vez de seguir para Auschwitz, Elsa dá por si num comboio de regresso a Budapeste.

Em “A Coragem da Minha Mãe”, como noutros textos de Tabori sobre o holocausto nazi, à cabeça a narrativa, depois transformada em drama, não faltam pormenores cómicos.

George Tabori (1914-2007) depois da guerra encorajou a sua mãe, que como muitos outros continuava silenciosa e sem querer falar da sua experiência de perseguição, a escrever a sua história de vida. Ela escreveu um manuscrito com cem mil palavras, em que três páginas eram dedicadas à sua fuga da morte quase certa. Apesar de o manuscrito se ter perdido, este particular pormenor ressoou em Tabori.

Nos anos 60, ele transformou-o num conto com o título “A Coragem da Minha Mãe”, que transformou primeiro numa peça radiofónica e depois numa peça para o palco, nos anos 70. Tabori admitiu ter acrescentado e inventado algumas coisas, mas afirmou que tanto o conto como a peça eram largamente baseados no relato da sua mãe, e a sua mãe – ao contrário dele – nunca mentia, dizia sempre a verdade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo