Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
13° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
13° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C

“A Coragem da Minha Mãe” no Teatro da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Artistas Unidos estarão no Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, com o espetáculo “A Coragem da Minha Mãe”, de George Tabori, de 28 a 30 de abril, às 21h30.

Os Artistas Unidos estarão no Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, com o espetáculo “A Coragem da Minha Mãe”, de George Tabori, de 28 a 30 de abril, às 21h30.

O espetáculo tem a interpretação de Antónia Terrinha, Pedro Carraca e Hélder Braz e vozes de Carla Bolito, Américo Silva, António Simão, João Meireles, Jorge Silva Melo, Nuno Gonçalo Rodrigues, Pedro Caeiro e Tiago Matias. A encenação é de Jorge Silva Melo.

Baseando o seu texto na história real da sua mãe, Tabori relata como Elsa, com 55 anos, sendo presa em Budapeste, no verão de 1944, e deportada com quatro mil judeus, consegue salvar-se afirmando que a sua prisão é ilegal, visto que tinha em sua posse um passaporte da Cruz Vermelha que a protegia, embora se tivesse esquecido dele em casa. Em vez de seguir para Auschwitz, Elsa dá por si num comboio de regresso a Budapeste.

Em “A Coragem da Minha Mãe”, como noutros textos de Tabori sobre o holocausto nazi, à cabeça a narrativa, depois transformada em drama, não faltam pormenores cómicos.

George Tabori (1914-2007) depois da guerra encorajou a sua mãe, que como muitos outros continuava silenciosa e sem querer falar da sua experiência de perseguição, a escrever a sua história de vida. Ela escreveu um manuscrito com cem mil palavras, em que três páginas eram dedicadas à sua fuga da morte quase certa. Apesar de o manuscrito se ter perdido, este particular pormenor ressoou em Tabori.

Nos anos 60, ele transformou-o num conto com o título “A Coragem da Minha Mãe”, que transformou primeiro numa peça radiofónica e depois numa peça para o palco, nos anos 70. Tabori admitiu ter acrescentado e inventado algumas coisas, mas afirmou que tanto o conto como a peça eram largamente baseados no relato da sua mãe, e a sua mãe – ao contrário dele – nunca mentia, dizia sempre a verdade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de violência sobre companheira tinha armas de caça

Um homem de 64 anos foi detido em Lisboa por suspeitas de ter infligido, de forma reiterada, violência psicológica sobre a companheira, de 61 anos, com quem manteve uma relação de namoro durante um ano nas Caldas da Rainha.

cacadeiras

Exposição “O verdadeiro lado da manta”

É inaugurada no dia 1 de abril, às 18h, no Centro de Artes das Caldas da Rainha, a exposição “O verdadeiro lado da manta (debaixo da nespereira)”, de Antónia Labaredas, Filipe Feijão, Fernando Travassos, Miguel Ângelo Marques, Rubene Palma Ramos, Vanda Madureira e...