Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Mês da prevenção dos maus tratos assinalado com 53 laços azuis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Cadaval, apesar dos constrangimentos atuais, não deixou de assinalar Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Neste contexto, foram colocados 53 laços azuis nos locais mais emblemáticos do concelho.
Elementos da Comissão Restrita e Alargada da CPCJ com o presidente da Câmara

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Cadaval, apesar dos constrangimentos atuais, não deixou de assinalar Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Neste contexto, foram colocados 53 laços azuis nos locais mais emblemáticos do concelho.

A CPCJ do Cadaval privilegiou, na simbólica colocação de laços, a respetiva sede, a Câmara Municipal do Cadaval, o Agrupamento de Escolas do Cadaval e a Praça da República, no centro da vila.
Esta iniciativa tem como principal objetivo alertar as consciências da comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e para a importância do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva.
Segundo adianta a Comissão, um dos grandes patamares de intervenção de uma CPCJ é a prevenção primária, isto é, sensibilizar antes que surjam os maus tratos.
“Esta campanha assenta numa responsabilidade coletiva, comunitária, da qual ninguém se pode alhear. Todos temos o dever de proteger e promover os direitos das crianças”, avança Telmo Santos, recém-eleito presidente da CPCJ do Cadaval.
“Esta e outras ações serão levadas a cabo durante 2022, de forma a reforçar cada vez mais a intervenção da CPCJ e, ao mesmo tempo, aumentar a sua capacidade de resposta, tendo por base as parcerias institucionais existentes, que são, para nós, um fator determinante na gestão do dia-a-dia da CPCJ”, acrescenta o responsável.
A Campanha do Laço Azul começou em 1989, nos Estados Unidos da América, estado da Virgínia, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul na antena do seu automóvel para fazer com que as pessoas se questionassem, após os maus tratos sofridos pelos seus netos. A cor azul representa, portanto, a cor das lesões corporais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1