Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C
14° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 30° C

Mês da prevenção dos maus tratos assinalado com 53 laços azuis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Cadaval, apesar dos constrangimentos atuais, não deixou de assinalar Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Neste contexto, foram colocados 53 laços azuis nos locais mais emblemáticos do concelho.
Elementos da Comissão Restrita e Alargada da CPCJ com o presidente da Câmara

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Cadaval, apesar dos constrangimentos atuais, não deixou de assinalar Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Neste contexto, foram colocados 53 laços azuis nos locais mais emblemáticos do concelho.

A CPCJ do Cadaval privilegiou, na simbólica colocação de laços, a respetiva sede, a Câmara Municipal do Cadaval, o Agrupamento de Escolas do Cadaval e a Praça da República, no centro da vila.
Esta iniciativa tem como principal objetivo alertar as consciências da comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e para a importância do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva.
Segundo adianta a Comissão, um dos grandes patamares de intervenção de uma CPCJ é a prevenção primária, isto é, sensibilizar antes que surjam os maus tratos.
“Esta campanha assenta numa responsabilidade coletiva, comunitária, da qual ninguém se pode alhear. Todos temos o dever de proteger e promover os direitos das crianças”, avança Telmo Santos, recém-eleito presidente da CPCJ do Cadaval.
“Esta e outras ações serão levadas a cabo durante 2022, de forma a reforçar cada vez mais a intervenção da CPCJ e, ao mesmo tempo, aumentar a sua capacidade de resposta, tendo por base as parcerias institucionais existentes, que são, para nós, um fator determinante na gestão do dia-a-dia da CPCJ”, acrescenta o responsável.
A Campanha do Laço Azul começou em 1989, nos Estados Unidos da América, estado da Virgínia, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul na antena do seu automóvel para fazer com que as pessoas se questionassem, após os maus tratos sofridos pelos seus netos. A cor azul representa, portanto, a cor das lesões corporais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

43 cães com ferimentos ou em condições deploráveis foram resgatados

O IRA - Intervenção e Resgate Animal divulgou que uma ação de fiscalização a um caçador, no concelho do Cadaval, culminou com a apreensão e resgate de 43 cães. Nessa operação, para além do IRA, estiveram envolvidas várias entidades, como o Gabinete Médico Veterinário Municipal, duas associações locais de proteção de animais, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e a GNR, que constituiu arguido o detentor dos animais, que estavam em condições deploráveis de higiene e alguns com fraturas expostas, doentes e esqueléticos.

ira0

Peddy paper mostra cidade aos novos alunos da ESAD.CR

Na tarde da passada quarta-feira decorreu um peddy paper organizado pelo grupo académico das Caldas da Rainha pela Academia, para que os novos alunos da ESAD.CR pudessem conhecer melhor os pontos turísticos e importantes da cidade.

peddy paper

Festival de Música Clássica

No dia 1 de outubro tem início o Festival de Música Clássica do Bombarral. Esta organização da Câmara Municipal irá decorrer durante todos os sábados do mês de outubro.

classica