Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

Mês da prevenção dos maus tratos assinalado com 53 laços azuis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Cadaval, apesar dos constrangimentos atuais, não deixou de assinalar Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Neste contexto, foram colocados 53 laços azuis nos locais mais emblemáticos do concelho.
Elementos da Comissão Restrita e Alargada da CPCJ com o presidente da Câmara

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Cadaval, apesar dos constrangimentos atuais, não deixou de assinalar Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Neste contexto, foram colocados 53 laços azuis nos locais mais emblemáticos do concelho.

A CPCJ do Cadaval privilegiou, na simbólica colocação de laços, a respetiva sede, a Câmara Municipal do Cadaval, o Agrupamento de Escolas do Cadaval e a Praça da República, no centro da vila.
Esta iniciativa tem como principal objetivo alertar as consciências da comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e para a importância do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva.
Segundo adianta a Comissão, um dos grandes patamares de intervenção de uma CPCJ é a prevenção primária, isto é, sensibilizar antes que surjam os maus tratos.
“Esta campanha assenta numa responsabilidade coletiva, comunitária, da qual ninguém se pode alhear. Todos temos o dever de proteger e promover os direitos das crianças”, avança Telmo Santos, recém-eleito presidente da CPCJ do Cadaval.
“Esta e outras ações serão levadas a cabo durante 2022, de forma a reforçar cada vez mais a intervenção da CPCJ e, ao mesmo tempo, aumentar a sua capacidade de resposta, tendo por base as parcerias institucionais existentes, que são, para nós, um fator determinante na gestão do dia-a-dia da CPCJ”, acrescenta o responsável.
A Campanha do Laço Azul começou em 1989, nos Estados Unidos da América, estado da Virgínia, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul na antena do seu automóvel para fazer com que as pessoas se questionassem, após os maus tratos sofridos pelos seus netos. A cor azul representa, portanto, a cor das lesões corporais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Matou o pai por imaginar que praticava atos sexuais com a irmã

Um jovem de 21 anos vai ser julgado por ter assassinado o pai, em agosto do ano passado, em Peniche, por imaginar que o progenitor, de 44 anos, “praticava atos de natureza sexual” com a irmã menor do arguido, sem que houvesse provas que tal acontecera.

julgamento

Melhorada estrada nova do Béltico

Estão em fase de conclusão as obras de beneficiação da estrada nova do Béltico, que liga os concelhos de Óbidos e Peniche.

beltico

Reabilitação das duas residências de estudantes e construção de uma nova

A empreitada de reabilitação da residência de estudantes ‘Rafael Bordalo Pinheiro’, na Rua Vitorino Fróis, em Caldas da Rainha, vai permitir aumentar a oferta de camas, das atuais 104 para 117, num investimento de cerca de 1 milhão e 360 mil euros, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).

residencias