Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
13° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
13° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Agrupamento de Escolas D. João II faz apelo à paz

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de dois mil alunos de todas as escolas do Agrupamento de Escolas D. João II formaram na passada terça-feira, pelas 11h25, um cordão humano, num apelo simbólico à paz na Ucrânia invadida pela Rússia. No final todos gritaram “Paz na Ucrânia!”.

Cerca de dois mil alunos de todas as escolas do Agrupamento de Escolas D. João II formaram na passada terça-feira, pelas 11h25, um cordão humano, num apelo simbólico à paz na Ucrânia invadida pela Rússia. No final todos gritaram “Paz na Ucrânia!”.

“Como cidadãos europeus é importante falar da paz”, disse a coordenadora da cidadania.

Laços azuis e amarelos, cores alusivas à Ucrânia, foram entregues a todos os participantes na ação simbólica pelo fim da guerra.

Natacha Grebin, de 14 anos, aluna do 9º ano, com pai ucraniano mas nascida em Portugal, ajudou a organizar a iniciativa. Relatou o sofrimento da família que tem na Ucrânia e que “tiveram de fugir para a Alemanha”. Apelou também à não discriminação da comunidade russa em Portugal porque “o único culpado disto é o Putin”.

A iniciativa foi da comunidade escolar que juntou alunos, docentes, Clube de Cidadania, Associação de Estudantes e Associação de Pais.

Em simultâneo o agrupamento está a fazer uma recolha de alimentos e vestuário para entregar aos refugiados ucranianos que vierem para o concelho.

Segundo a subdiretora do Agrupamento D. João II, integraram numa turma do 2º ano da Escola do 1º Ciclo de Tornada uma menina de 7 anos refugiada da Ucrânia, que chegou às Caldas com a mãe no dia 25 de fevereiro. “A aprendizagem vai ser um pouco difícil porque tem que aprender a língua portuguesa, mas com o apoio da professora e turma vai certamente adaptar-se”, disse Maria de Lurdes Henriques.

Frequentam o agrupamento onze alunos de nacionalidade ucraniana.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

A psicologia positiva na mudança da vida de Irene Martinho

Irene Martinho era uma estudante da Escola Secundária Raul Proença que não sabia qual o seu próximo passo académico: “Tudo começou no meu último ano, onde a minha professora me falou de uma oportunidade com a “OK Estudante”, que ajudava alunos a ir estudar para o estrangeiro. Eu na altura estava super confusa, não sabia o que havia de escolher, que curso queria seguir”.

irene

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1