Q

Previsão do tempo

26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
29° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Agrupamento de Escolas D. João II faz apelo à paz

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de dois mil alunos de todas as escolas do Agrupamento de Escolas D. João II formaram na passada terça-feira, pelas 11h25, um cordão humano, num apelo simbólico à paz na Ucrânia invadida pela Rússia. No final todos gritaram “Paz na Ucrânia!”.

Cerca de dois mil alunos de todas as escolas do Agrupamento de Escolas D. João II formaram na passada terça-feira, pelas 11h25, um cordão humano, num apelo simbólico à paz na Ucrânia invadida pela Rússia. No final todos gritaram “Paz na Ucrânia!”.

“Como cidadãos europeus é importante falar da paz”, disse a coordenadora da cidadania.

Laços azuis e amarelos, cores alusivas à Ucrânia, foram entregues a todos os participantes na ação simbólica pelo fim da guerra.

Natacha Grebin, de 14 anos, aluna do 9º ano, com pai ucraniano mas nascida em Portugal, ajudou a organizar a iniciativa. Relatou o sofrimento da família que tem na Ucrânia e que “tiveram de fugir para a Alemanha”. Apelou também à não discriminação da comunidade russa em Portugal porque “o único culpado disto é o Putin”.

A iniciativa foi da comunidade escolar que juntou alunos, docentes, Clube de Cidadania, Associação de Estudantes e Associação de Pais.

Em simultâneo o agrupamento está a fazer uma recolha de alimentos e vestuário para entregar aos refugiados ucranianos que vierem para o concelho.

Segundo a subdiretora do Agrupamento D. João II, integraram numa turma do 2º ano da Escola do 1º Ciclo de Tornada uma menina de 7 anos refugiada da Ucrânia, que chegou às Caldas com a mãe no dia 25 de fevereiro. “A aprendizagem vai ser um pouco difícil porque tem que aprender a língua portuguesa, mas com o apoio da professora e turma vai certamente adaptar-se”, disse Maria de Lurdes Henriques.

Frequentam o agrupamento onze alunos de nacionalidade ucraniana.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2