Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
13° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Comissão Cívica solicita análises “em profundidade” aos dragados na Lagoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão Cívica da Proteção das Linhas de Água e Ambiente questionou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Ministério do Ambiente relativamente à falta de análises “em profundidade” aos dragados do Braço da Barrosa, na Lagoa de Óbidos.

A Comissão Cívica da Proteção das Linhas de Água e Ambiente questionou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Ministério do Ambiente relativamente à falta de análises “em profundidade” aos dragados do Braço da Barrosa, na Lagoa de Óbidos.

Em causa está o facto de a comissão ter-se dirigido ao local próximo do canhão expulsor dos sedimentos para o mar, onde constatou “o cheiro nauseabundo, a cor preta dos dragados, compostos de várias películas, supostamente altamente tóxicas”, explicou o porta-voz da comissão, Vítor Dinis, sendo “o que é totalmente contrário a anteriores situações”.

A comissão também constatou a falta de resultados das análises da qualidade da água e aos dragados, que “quinzenalmente iam ser tornadas públicas, mas desde setembro do ano passado que não foram divulgadas, e nem constam do site da APA”.

Solicitou, por isso, “com caráter de urgência, que sejam tomadas medidas adequadas e facultadas as análises aos sedimentos dos dragados retirados da zona do Braço da Barrosa, sob pena de exigir que a intervenção nessa zona seja imediatamente suspensa”.

Além disso, a comissão também interrogou sobre a forma “como é que a APA está a enviar os dragados para o mar, sem monitorizar ou fazer as análises aos mesmos”, relembrando que “estão proibidos de enviar para o mar se forem dragados classe superior a dois”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1