Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Comissão Cívica solicita análises “em profundidade” aos dragados na Lagoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão Cívica da Proteção das Linhas de Água e Ambiente questionou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Ministério do Ambiente relativamente à falta de análises “em profundidade” aos dragados do Braço da Barrosa, na Lagoa de Óbidos.

A Comissão Cívica da Proteção das Linhas de Água e Ambiente questionou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Ministério do Ambiente relativamente à falta de análises “em profundidade” aos dragados do Braço da Barrosa, na Lagoa de Óbidos.

Em causa está o facto de a comissão ter-se dirigido ao local próximo do canhão expulsor dos sedimentos para o mar, onde constatou “o cheiro nauseabundo, a cor preta dos dragados, compostos de várias películas, supostamente altamente tóxicas”, explicou o porta-voz da comissão, Vítor Dinis, sendo “o que é totalmente contrário a anteriores situações”.

A comissão também constatou a falta de resultados das análises da qualidade da água e aos dragados, que “quinzenalmente iam ser tornadas públicas, mas desde setembro do ano passado que não foram divulgadas, e nem constam do site da APA”.

Solicitou, por isso, “com caráter de urgência, que sejam tomadas medidas adequadas e facultadas as análises aos sedimentos dos dragados retirados da zona do Braço da Barrosa, sob pena de exigir que a intervenção nessa zona seja imediatamente suspensa”.

Além disso, a comissão também interrogou sobre a forma “como é que a APA está a enviar os dragados para o mar, sem monitorizar ou fazer as análises aos mesmos”, relembrando que “estão proibidos de enviar para o mar se forem dragados classe superior a dois”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos