Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Trabalhadores da ESIP em greve contra baixos salários

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma greve por aumentos salariais e revisão do contrato coletivo de trabalho foi realizada na passada quarta-feira pelos trabalhadores de empresas do setor das conservas de peixe ao longo do país, tendo em Peniche havido uma concentração à porta da ESIP.
Concentração à porta da empresa

Uma greve por aumentos salariais e revisão do contrato coletivo de trabalho foi realizada na passada quarta-feira pelos trabalhadores de empresas do setor das conservas de peixe ao longo do país, tendo em Peniche havido uma concentração à porta da ESIP.

Os trabalhadores reivindicam o que consideram ser “aumentos salariais dignos” e a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT), negociações que dizem estar bloqueadas pela Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP).

Daí terem feito uma paralisação para mostrar o seu protesto contra os “salários muito baixos” que apontam estarem a ser praticados no setor, ao momento tempo que aproveitaram para contestar os horários de trabalho, que sustentam estarem “desregulamentados”, perante a imposição de horário noturno.

O SINTAB – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal, integrado na Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT), reivindica um aumento de 90 euros para todos, considerando ser possível uma vez que o setor da indústria das conservas vive uma boa situação económica, pois aumentou o volume e o valor das vendas, sustenta.

Para além dos salários, é pedido respeito pelo trabalho, alegando Mariana Rocha, do SINTAB e representante dos trabalhadores da ESIP, que a ANICP “pretende negociar a tabela salarial e a revisão do CCT à custa de retirada de direitos dos trabalhadores, ao querer impor o banco de horas e a laboração contínua, à troca de um aumento de cinco euros acima do salário mínimo”.

“Os direitos dos trabalhadores são muito violados e por isso estamos a chegar ao limite e exaustos”, manifestou.

Para além da greve, foram promovidas concentrações à porta de várias empresas no país e em Peniche, na ESIP, indústria pertencente a uma multinacional tailandesa, os trabalhadores, a esmagadora maioria mulheres, corresponderam em massa ao protesto.

Entre os cerca de 800 trabalhadores, alguns, com medo de represálias, não compareceram e outros, segundo o sindicato, chegaram a ser pressionados para não aderirem.

A ANICP manifestou estranheza por estes protestos do sindicato afeto à CGTP surgirem em plena campanha eleitoral, considerando ser uma encenação com a qual não pactua. Transmitiu também que o processo negocial decorre há vários meses, aguardando resposta da FESAHT à sua proposta, e que continua disponível para as conversações sobre o CCT e a revisão salarial.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional da Resistência e da Liberdade inaugurado em Peniche

O Presidente da República e vários membros do Governo, como as ministras da Cultura e da Justiça e a secretária de Estado da Cultura, marcaram presença no passado sábado na cerimónia oficial de inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche.

resistencia1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1