Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Adega Cooperativa do Cadaval aumenta a produção apesar das dificuldades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Adega Cooperativa do Cadaval que surgiu em 1971 no centro da vila, é hoje presidida por Leopoldo Nunes Neves, que conta com 40 anos de experiência nesta mesma adega.
A adega comercializa cerca de 30% dos seus produtos engarrafados com a marca "Confraria”

A Adega Cooperativa do Cadaval que surgiu em 1971 no centro da vila, é hoje presidida por Leopoldo Nunes Neves, que conta com 40 anos de experiência nesta mesma adega.

Com a preocupação de manter e melhorar a qualidade dos vinhos, a cooperativa procurou incentivar os associados para o uso das novas tecnologias, considerando importante a criação de vários critérios de receção de castas.

Noutros tempos, as uvas eram pagas pela quantidade e álcool provável, independentemente da casta ou qualidade das uvas. Hoje em dia, a adega tenta determinar as datas de receção, de forma, a conseguir a maior sanidade da matéria-prima, bem como isolar as castas mais nobres de forma a criar vinhos mais aromáticos, evidenciando as frutas e a frescura de cada um.

Neste momento, a adega comercializa cerca de 30% dos seus produtos engarrafados com a marca “Confraria”, oferecendo uma gama de tintos, rosés, brancos e espumantes.

No ano passado a adega lançou uma gama média de vinhos, com dois “Confrarias Reserva”, um branco de monocasta arinto com Denominação de Origem Controlada – Óbidos, e um tinto produzido com várias castas, ambos com estágio em madeira de carvalho francês.

Para além do lançamento de novos produtos, a adega também foi reconhecida com 24 prémios nacionais e internacionais. “Este mérito deve-se não só aos enólogos, Ana Santos e Gonçalo Neves, mas também aos nossos associados”, referiu Leopoldo Nunes Neves.

Foi um ano de muitas dificuldades, em que os custos fixos e os preços das matérias-primas aumentaram devido à pandemia, em todos os setores, o que provocou instabilidade. A par disso “deparamo-nos também com uma concorrência forte da parte de alguns privados no Oeste, que compram uvas na nossa região”, acrescentou o presidente da adega, adiantando que “apesar de todos esses entraves, os associados conseguiram aumentar a produção total e a qualidade dos vinhos da adega”.

No futuro, a cooperativa pretende fazer o lançamento de novas referências e ganhar mais prémios a todos os níveis, sendo que “o melhor prémio é sermos reconhecidos como uma casa de produção de vinhos de prestígio”.

“O caminho é continuar a fazer mais e melhor dando oportunidade às novas tecnologias e aperfeiçoando os vinhos, e é com esta ideologia que pretendemos dar crescimento e expansão à marca Confraria, mantendo a qualidade”, sublinhou o responsável.

A marca “Confraria” pode ser encontrada em várias superfícies comerciais da região, e toda a gama de vinhos produzidos pela adega adquirida diretamente nas instalações da cooperativa, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, ou ainda em www.adegacadaval.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1