Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Adega Cooperativa do Cadaval aumenta a produção apesar das dificuldades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Adega Cooperativa do Cadaval que surgiu em 1971 no centro da vila, é hoje presidida por Leopoldo Nunes Neves, que conta com 40 anos de experiência nesta mesma adega.
A adega comercializa cerca de 30% dos seus produtos engarrafados com a marca "Confraria”

A Adega Cooperativa do Cadaval que surgiu em 1971 no centro da vila, é hoje presidida por Leopoldo Nunes Neves, que conta com 40 anos de experiência nesta mesma adega.

Com a preocupação de manter e melhorar a qualidade dos vinhos, a cooperativa procurou incentivar os associados para o uso das novas tecnologias, considerando importante a criação de vários critérios de receção de castas.

Noutros tempos, as uvas eram pagas pela quantidade e álcool provável, independentemente da casta ou qualidade das uvas. Hoje em dia, a adega tenta determinar as datas de receção, de forma, a conseguir a maior sanidade da matéria-prima, bem como isolar as castas mais nobres de forma a criar vinhos mais aromáticos, evidenciando as frutas e a frescura de cada um.

Neste momento, a adega comercializa cerca de 30% dos seus produtos engarrafados com a marca “Confraria”, oferecendo uma gama de tintos, rosés, brancos e espumantes.

No ano passado a adega lançou uma gama média de vinhos, com dois “Confrarias Reserva”, um branco de monocasta arinto com Denominação de Origem Controlada – Óbidos, e um tinto produzido com várias castas, ambos com estágio em madeira de carvalho francês.

Para além do lançamento de novos produtos, a adega também foi reconhecida com 24 prémios nacionais e internacionais. “Este mérito deve-se não só aos enólogos, Ana Santos e Gonçalo Neves, mas também aos nossos associados”, referiu Leopoldo Nunes Neves.

Foi um ano de muitas dificuldades, em que os custos fixos e os preços das matérias-primas aumentaram devido à pandemia, em todos os setores, o que provocou instabilidade. A par disso “deparamo-nos também com uma concorrência forte da parte de alguns privados no Oeste, que compram uvas na nossa região”, acrescentou o presidente da adega, adiantando que “apesar de todos esses entraves, os associados conseguiram aumentar a produção total e a qualidade dos vinhos da adega”.

No futuro, a cooperativa pretende fazer o lançamento de novas referências e ganhar mais prémios a todos os níveis, sendo que “o melhor prémio é sermos reconhecidos como uma casa de produção de vinhos de prestígio”.

“O caminho é continuar a fazer mais e melhor dando oportunidade às novas tecnologias e aperfeiçoando os vinhos, e é com esta ideologia que pretendemos dar crescimento e expansão à marca Confraria, mantendo a qualidade”, sublinhou o responsável.

A marca “Confraria” pode ser encontrada em várias superfícies comerciais da região, e toda a gama de vinhos produzidos pela adega adquirida diretamente nas instalações da cooperativa, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, ou ainda em www.adegacadaval.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto