Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste participou em intercâmbio em Istambul

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cinco alunos e uma professora da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito de parceria desenvolvida com a H2O – Associação de Jovens de Arrouquelas, de Rio Maior, participaram, de 7 a 14 de dezembro, no projeto internacional de intercâmbio Erasmus, com o tema “Beware of Nutrition”.

Cinco alunos e uma professora da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito de parceria desenvolvida com a H2O – Associação de Jovens de Arrouquelas, de Rio Maior, participaram, de 7 a 14 de dezembro, no projeto internacional de intercâmbio Erasmus, com o tema “Beware of Nutrition”.

O projeto realizou-se na Escola de Hotelaria e Turismo “Selimpasa IMKB Uygulama Oteli” e foi coordenado localmente pela IYACA – International Youth Activities Center Association, sedeada em Ancara.

Foi uma oportunidade de intercâmbio e partilha de experiências, tradições e cultura com jovens da Turquia, Bulgária, Roménia, Lituânia e Itália. Cada país envolveu um grupo de cinco alunos participantes e um líder, perfazendo um total de 36 pessoas de seis países. O grupo ficou hospedado no Selimpaşa Uygulama Oteli, o Hotel de Aplicação da Escola Profissional e Técnica Selimpasa Borsa Istambul, em Silivri, uma pequena cidade situada na grande área metropolitana de Istambul. 

Todos os participantes, alunos e professores, receberam o Certificado Youthpass. Este certificado faz parte da Estratégia da Comissão Europeia para promover o reconhecimento de aprendizagem não formal no campo da juventude, contribuindo para fortalecer o reconhecimento social do trabalho juvenil, apoiando a cidadania europeia ativa dos jovens.

Para além de muitas atividades desenvolvidas no âmbito do autoconhecimento, interajuda e cooperação, relacionamento humano, igualdade, os participantes fizeram também muitas atividades interculturais, onde cada nacionalidade deu a conhecer as suas tradições, cultura e gastronomia. Cada país apresentou três iguarias e teve a oportunidade de ensinar aos restantes participantes o modo de confeção de uma das três iguarias escolhidas. 

A equipa da EHTO apresentou a história e modo de confeção da sopa da pedra, bacalhau à brás e do pastel de nata. Após a apresentação o grupo foi para a cozinha ensinar a confeção da refeição principal, o bacalhau à brás. Nos dias em que as equipas estavam na cozinha, os restantes participantes almoçaram ou jantaram as refeições dos respetivos países.  

Na noite intercultural a equipa da EHTO decidiu apresentar (tendo em conta os condicionalismos do voo) produtos que representassem a gastronomia da região Oeste e ao mesmo tempo não se estragassem durante o período de viagem:  Conservas de sardinha, cavala, atum e bacalhau; Ginjinha de Óbidos e Vinho do Porto; Beijinhos e Cavacas das Caldas; Esses “S” de Peniche; Variedade de queijos (mistos, ovelha, cabra e vaca); Compota de abóbora e nozes; Castanhas cozinhas a vapor; Figos secos; Maçã de Alcobaça e Pera Rocha do Oeste.  

A apresentação, com a locução do aluno Mário Nogueira, foi acompanhada do som da guitarra portuguesa de Carlos Paredes.

No tempo livre os alunos tiveram a possibilidade de visitar as principais atrações turísticas na cidade de Istambul: Mesquita Azul (Sultanahmed Camiii),  Mesquita (Basílica Bizantina) Santa Sofia (Ayasofya), Coluna de Constantino, Torre Galata (Galata Tower, Travessia a pé da Ponte Galata que une a cidade antiga com a zona mais moderna da cidade, Porto de Eminonu, Grande Bazar e Mercado de especiarias, também conhecido por bazar egípcio, na Praça Taksim  

Os alunos e a professora tiveram ainda uma experiência gastronómica, onde foram experimentados vários pratos típicos.

Segundo a professora Joana Mendes, os alunos Mário Nogueira, Inês Silva e Rúben Figueiredo (curso de Gestão e Produção de Cozinha), Ana Oliveira (curso de Gestão e Produção e Pastelaria) e o Rodrigo Vicente (curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria) “adoraram a experiência, a gastronomia local, o envolvimento e as relações que estabeleceram com os participantes dos outros países”.

“Tiveram a oportunidade de melhorar as suas competências na língua inglesa, uma vez que as atividades eram desenvolvidas já com o princípio de haver mistura dos participantes dos vários países. Foi com toda a certeza uma experiência enriquecedora para todos nós”, manifestou.

“Istambul é mesmo uma cidade muito bonita, cheia de cantos e recantos. Com muitos locais históricos e culturais para visitar e muito que experimentar. Os bazares são extraordinários, cheios de cores, sabores e aromas, especiarias, doces tradicionais, chás, o café turco e muito muito mais…os alunos adoraram a experiência proporcionada por este projeto”, relatou.

Chefe Tarenta em Sevilha

No seguimento de candidatura apresentada pelo Turismo de Portugal, através da sua direção de formação, o chefe Luís Tarenta, da EHTO, realizou de 12 a 19 de dezembro, juntamente com Nélia Marques, colega formadora da Escola de Portalegre, um intercâmbio internacional Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, na Escola de Hotelaria e Turismo de Sevilha.

Foi uma semana de intercâmbio de formação onde participou em diversas aulas práticas e teóricas e teve a oportunidade de lecionar uma aula de cozinha tradicional portuguesa em harmonização com vinhos portugueses.

Atendendo à proximidade da época natalícia, foram confecionados diversas iguarias de pastelaria, como por exemplo, velhoses de abóbora, que foram servidos com a Ginja de Óbidos. 

Neste projeto de Job Shadowing, uma das técnicas mais comuns de melhoria de competências profissionais, a EHTO efetuou uma parceria com a Escola Superior de Hotelaria de Sevilha, com o objetivo de partilha de boas práticas, conhecimentos e competências.

Luís Tarenta teve oportunidades de observar o dia a dia da escola, as suas atividades, aulas, utilização das instalações e responsabilidades, interagir com outros colegas formadores e professores, bem como alunos de diversas turmas e cursos, aprender métodos, técnicas e tarefas relacionadas com a carreira profissional do setor do turismo e hotelaria.

Segundo Daniel Pinto, diretor da EHTO, “foi uma excelente forma de concluir o ano de 2021, proporcionando estas experiências de intercâmbio internacional Erasmus+ aos alunos e professores. É este o caminho, de reforçar a internacionalização e contribuir para que todos na escola consigam ampliar os seus conhecimentos e enriquecer o seu percurso pessoal e coletivo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta