Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C


Exposição de presépios na Casa do Povo de Alfeizerão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurada no passado dia 8 a 1ª exposição de presépios na Casa do Povo de Alfeizerão. Até 6 de janeiro, entre as 13h00 e as 21h00 podem ser apreciados 275 presépios na sala contígua ao bar.
Exposição de presépios pode ser vista até 6 de janeiro

Entre os trabalhos expostos destacam-se os presépios elaborados pelos alunos, pais e professores da Escola Básica de Alfeizerão, assim como as 275 peças de coleção e artesanato (algumas oriundas de países longínquos) de 16 colaboradores da Casa do Povo.

A diversidade dos materiais, como a madeira, o barro, o ferro, a cortiça, o tecido, o papel, a joalharia, o vidro, o crochet, pedras, fósforos, ou até mesmo materiais naturais como casca de amendoim, flores, pinhas, constitui uma atração.

presepios alfeizerao 2
Presépios improváveis de Zé Machado

Após 70 anos de suspensão, a tradição foi relançada com algumas novidades. Segundo Graciete Simões, responsável pela organização da exposição, “na década de 50 do século passado houve durante alguns anos concursos de presépios organizados pela Fundação Nacional para a “Alegria no Trabalho” ao nível do distrito de Leiria. Alfeizerão durante seis anos seguidos ficou sempre classificada nos lugares cimeiros, tendo arrebatado o 1º lugar em 1956 (fizeram parte da construção destes presépios, entre outros, os bairristas de então, José Ferreira Tempero e Joaquim Couto).

“Queremos voltar a incutir a tradição e que a exposição para o ano seja maior, por forma a juntar mais pessoas e colaboradores de Alfeizerão na construção do seu presépio”, declarou Graciete Simões, que também levou a sua coleção à iniciativa. Tem um presépio elaborado com cartas e outro com peças do jogo dominó, em homenagem aos homens e mulheres aposentados que jogam no salão da Casa do Povo.

Também o seu marido, Zé Machado, levou a sua coleção de presépios improváveis. “Eu sempre tive um espírito criativo e todos os materiais que encontro dão para fazer um presépio e foi assim que nasceu a minha coleção”, contou, acrescentando que criou um em honra do fado.

Os autores dos trabalhos expostos são de criativos e amadores de Alfeizerão, que responderam afirmativamente ao convite de forma a participarem nesta iniciativa que Graciete Simões pretende que “tenha um caloroso acolhimento por parte do público”.

Os presépios expostos são ainda da autoria de Augusta Tiago, Benjamim Caiado, Graça Salsinha, Ana Clara, Isabel Neto, Josefina Duarte, Helena Milhanas, Noémia Paulino, Zaida e Luís Rebelo, e também estão expostas figuras da coleção da Casa do Povo de Alfeizerão.

A iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alfeizerão.

presepios alfeizerao 3
Coleção de Graciete Simões   
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Jardim Bordalo assinala a importância da Revolução dos Cravos

Inserido nas comemorações do programa dos 50 anos da Revolução dos Cravos do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), foi inaugurado o Jardim Bordalo no passado dia 23, na escola secundária das Caldas da Rainha, onde estão expostas flores de cerâmica em diferentes modelos e cores feitas pelos professores, alunos e auxiliares de ação educativa.

marlene