Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C


Exposição de presépios na Casa do Povo de Alfeizerão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurada no passado dia 8 a 1ª exposição de presépios na Casa do Povo de Alfeizerão. Até 6 de janeiro, entre as 13h00 e as 21h00 podem ser apreciados 275 presépios na sala contígua ao bar.
Exposição de presépios pode ser vista até 6 de janeiro

Entre os trabalhos expostos destacam-se os presépios elaborados pelos alunos, pais e professores da Escola Básica de Alfeizerão, assim como as 275 peças de coleção e artesanato (algumas oriundas de países longínquos) de 16 colaboradores da Casa do Povo.

A diversidade dos materiais, como a madeira, o barro, o ferro, a cortiça, o tecido, o papel, a joalharia, o vidro, o crochet, pedras, fósforos, ou até mesmo materiais naturais como casca de amendoim, flores, pinhas, constitui uma atração.

presepios alfeizerao 2
Presépios improváveis de Zé Machado

Após 70 anos de suspensão, a tradição foi relançada com algumas novidades. Segundo Graciete Simões, responsável pela organização da exposição, “na década de 50 do século passado houve durante alguns anos concursos de presépios organizados pela Fundação Nacional para a “Alegria no Trabalho” ao nível do distrito de Leiria. Alfeizerão durante seis anos seguidos ficou sempre classificada nos lugares cimeiros, tendo arrebatado o 1º lugar em 1956 (fizeram parte da construção destes presépios, entre outros, os bairristas de então, José Ferreira Tempero e Joaquim Couto).

“Queremos voltar a incutir a tradição e que a exposição para o ano seja maior, por forma a juntar mais pessoas e colaboradores de Alfeizerão na construção do seu presépio”, declarou Graciete Simões, que também levou a sua coleção à iniciativa. Tem um presépio elaborado com cartas e outro com peças do jogo dominó, em homenagem aos homens e mulheres aposentados que jogam no salão da Casa do Povo.

Também o seu marido, Zé Machado, levou a sua coleção de presépios improváveis. “Eu sempre tive um espírito criativo e todos os materiais que encontro dão para fazer um presépio e foi assim que nasceu a minha coleção”, contou, acrescentando que criou um em honra do fado.

Os autores dos trabalhos expostos são de criativos e amadores de Alfeizerão, que responderam afirmativamente ao convite de forma a participarem nesta iniciativa que Graciete Simões pretende que “tenha um caloroso acolhimento por parte do público”.

Os presépios expostos são ainda da autoria de Augusta Tiago, Benjamim Caiado, Graça Salsinha, Ana Clara, Isabel Neto, Josefina Duarte, Helena Milhanas, Noémia Paulino, Zaida e Luís Rebelo, e também estão expostas figuras da coleção da Casa do Povo de Alfeizerão.

A iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alfeizerão.

presepios alfeizerao 3
Coleção de Graciete Simões   
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira