Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Programa “Novembro, Mês do Mar” assinala o Dia Nacional do Mar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Dia Nacional do Mar está a ser assinalado pelo Município de Peniche com um programa temático, intitulado "Novembro, Mês do Mar", que reúne um conjunto de iniciativas culturais que evocam a ligação deste território ao mar.
É realizado um conjunto de iniciativas culturais que evocam a ligação deste território ao mar

O Dia Nacional do Mar está a ser assinalado pelo Município de Peniche com um programa temático, intitulado “Novembro, Mês do Mar”, que reúne um conjunto de iniciativas culturais que evocam a ligação deste território ao mar.

Este programa desenrola-se entre 16 e 21 de novembro, tendo-se iniciado com a apresentação do livro “Pescarias e Gente do Mar de Peniche, na Casa da Távola (1758 a 1833)”, de José G. dos Loios.

As pescarias de Peniche e a sua importância entre os séculos XVII e XIX é atestada nesta obra que se baseia numa aturada investigação sobre o funcionamento da Casa da Távola de Peniche, instituição criada especificamente para arrecadar os proventos fiscais provenientes da pesca.

À apresentação do livro seguiu-se a divulgação do documentário Geodoc – Pescas, produzido pela Associação Geoparque Oeste tendo como pano de fundo a atividade piscatória desenvolvida no território do Aspirante Geoparque Oeste, que abrange os municípios do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

No dia 17 de novembro, pelas 16h30, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, realiza-se a sessão de encerramento da Expo Fish 2021, com intervenção do presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, e da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. Na Avenida do Porto de Pesca, na rotunda junto à entrada da infraestrutura portuária, pelas 17h15, será inaugurada a escultura “Traineira”, peça escultórica realizada pelo artista Miguel Neves de Oliveira, no âmbito do projeto intermunicipal “Territórios com História”, que congrega os municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche.

Tendo como pano de fundo a evocação da tradição de construção e manutenção naval, o escultor Miguel Neves Oliveira foi desafiado pelos três municípios para a criação artística de três embarcações com base nas memórias afetivas dos pescadores de cada localidade – o Dóri, o Moliceiro e a Traineira. Esta peça pretende ser um veículo de expressões, memórias e imagens relacionadas com a faina associada a cada embarcação, trabalhadas na perspetiva artística singular do Miguel Neves Oliveira. Após a inauguração do “Dóri” na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, e do “Moliceiro”, na Murtosa, é chegada a vez de Peniche acolher a recriação da sua traineira.

No dia 20 de novembro, pelas 16h, no Museu da Renda de Bilros de Peniche, será aberta a exposição “Pescadores e Aves Marinhas, aliados por um mar sustentável”, uma mostra fotográfica que retrata a faina dos pescadores que têm colaborado nos projetos de conservação de Natureza que a Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves tem vindo a desenvolver na região, em particular no projeto MedAves Pesca, financiado pelo programa operacional Mar 2020. Esta exposição estará patente ao público até 30 de janeiro de 2022.

No dia 21, pelas 16h, no mesmo espaço, será apresentado o livro “O Real Mosteiro dos Jerónimos de Nossa Senhora da Conceição e Misericórdia do Valbemfeito (Amoreira d´Óbidos)”, de Luizinho da Conceição Leal.

Numa análise histórica de fundo local e regional é apresentado um estudo monográfico que entrecruzando dados históricos com reflexões pessoais do autor aborda a história do Real Mosteiro dos Jerónimos, desde a Ilha da Berlenga até à sua extinção, em 1834, em Vale Benfeito.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1