Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Programa “Novembro, Mês do Mar” assinala o Dia Nacional do Mar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Dia Nacional do Mar está a ser assinalado pelo Município de Peniche com um programa temático, intitulado "Novembro, Mês do Mar", que reúne um conjunto de iniciativas culturais que evocam a ligação deste território ao mar.
É realizado um conjunto de iniciativas culturais que evocam a ligação deste território ao mar

O Dia Nacional do Mar está a ser assinalado pelo Município de Peniche com um programa temático, intitulado “Novembro, Mês do Mar”, que reúne um conjunto de iniciativas culturais que evocam a ligação deste território ao mar.

Este programa desenrola-se entre 16 e 21 de novembro, tendo-se iniciado com a apresentação do livro “Pescarias e Gente do Mar de Peniche, na Casa da Távola (1758 a 1833)”, de José G. dos Loios.

As pescarias de Peniche e a sua importância entre os séculos XVII e XIX é atestada nesta obra que se baseia numa aturada investigação sobre o funcionamento da Casa da Távola de Peniche, instituição criada especificamente para arrecadar os proventos fiscais provenientes da pesca.

À apresentação do livro seguiu-se a divulgação do documentário Geodoc – Pescas, produzido pela Associação Geoparque Oeste tendo como pano de fundo a atividade piscatória desenvolvida no território do Aspirante Geoparque Oeste, que abrange os municípios do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

No dia 17 de novembro, pelas 16h30, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, realiza-se a sessão de encerramento da Expo Fish 2021, com intervenção do presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, e da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. Na Avenida do Porto de Pesca, na rotunda junto à entrada da infraestrutura portuária, pelas 17h15, será inaugurada a escultura “Traineira”, peça escultórica realizada pelo artista Miguel Neves de Oliveira, no âmbito do projeto intermunicipal “Territórios com História”, que congrega os municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche.

Tendo como pano de fundo a evocação da tradição de construção e manutenção naval, o escultor Miguel Neves Oliveira foi desafiado pelos três municípios para a criação artística de três embarcações com base nas memórias afetivas dos pescadores de cada localidade – o Dóri, o Moliceiro e a Traineira. Esta peça pretende ser um veículo de expressões, memórias e imagens relacionadas com a faina associada a cada embarcação, trabalhadas na perspetiva artística singular do Miguel Neves Oliveira. Após a inauguração do “Dóri” na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, e do “Moliceiro”, na Murtosa, é chegada a vez de Peniche acolher a recriação da sua traineira.

No dia 20 de novembro, pelas 16h, no Museu da Renda de Bilros de Peniche, será aberta a exposição “Pescadores e Aves Marinhas, aliados por um mar sustentável”, uma mostra fotográfica que retrata a faina dos pescadores que têm colaborado nos projetos de conservação de Natureza que a Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves tem vindo a desenvolver na região, em particular no projeto MedAves Pesca, financiado pelo programa operacional Mar 2020. Esta exposição estará patente ao público até 30 de janeiro de 2022.

No dia 21, pelas 16h, no mesmo espaço, será apresentado o livro “O Real Mosteiro dos Jerónimos de Nossa Senhora da Conceição e Misericórdia do Valbemfeito (Amoreira d´Óbidos)”, de Luizinho da Conceição Leal.

Numa análise histórica de fundo local e regional é apresentado um estudo monográfico que entrecruzando dados históricos com reflexões pessoais do autor aborda a história do Real Mosteiro dos Jerónimos, desde a Ilha da Berlenga até à sua extinção, em 1834, em Vale Benfeito.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara