Q

Previsão do tempo

25° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
25° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
26° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 27° C

Autarquia recebeu a visita de representantes políticos de Poços de Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado domingo o município das Caldas da Rainha recebeu a visita dos representantes da prefeitura da cidade-irmã de Poços de Caldas, Júlio César Freitas e Ricardo Fonseca Oliveira, e do governo estadual de Minas Gerais, Izabela Drumond.
Izabela Drumond, Renato Fonseca Oliveira, Vitor Marques, Júlio César Freitas, Luciana Gonçalves Dias e Jorge Mangorrinha

No passado domingo o município das Caldas da Rainha recebeu a visita dos representantes da prefeitura da cidade-irmã de Poços de Caldas, Júlio César Freitas e Ricardo Fonseca Oliveira, e do governo estadual de Minas Gerais, Izabela Drumond.

Esta sessão de troca de cumprimentos entre os responsáveis políticos das cidades geminadas, que decorreu no salão nobre do Hospital Termal Rainha D. Leonor, contou ainda com uma visita às obras do Hospital, ao edifício do chamado “Balneário Novo”, já em funcionamento, bem como ao centro histórico da cidade.

A geminação entre Caldas da Rainha e Poços de Caldas deu-se há precisamente 20 anos, numa sessão realizada nas Caldas da Rainha, em 2001, na sequência de uma proposta do então deputado Jorge Mangorrinha, aproveitando o facto de em 2000 se terem cumprido os 500 anos do descobrimento do Brasil pelos portugueses e, também, porque foi um mestre-pedreiro português que, no século XIX, conseguiu, em Poços de Caldas, uma técnica já experimentada nas Caldas da Rainha e que tornou possível o desenvolvimento termal na atual cidade de Poços de Caldas.

Poços de Caldas acabou de assumir politicamente a sua adesão à Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA), de que Caldas da Rainha faz parte, e que é uma organização que representa cidades da Europa, ampliada agora ao Brasil pelo facto de haver a geminação entre Caldas da Rainha e Poços de Caldas e a assunção por parte das autoridades brasileiras.

Durante a visita foi oferecida à autarquia caldense uma jarra em cristal de Murano, fabricada em Poços de Caldas, já que a cidade abriga diferentes fábricas e estes cristais são conhecidos internacionalmente, e aos visitantes, o presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, ofereceu uma coleção de sabonetes do Hospital Termal e exemplares do livro “Caldas da Rainha: Património das Águas”.

Na iniciativa também esteve presente Luciana Dias, doutoranda na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (São Paulo), que se encontra presentemente em Portugal, sob orientação científica de Jorge Mangorrinha, tendo em vista a dissertação de uma tese de doutoramento sobre Caldas da Rainha e Poços de Caldas. Além disso tem objetivo de esclarecer as relações históricas, que ligam as duas cidades e situar o papel do seu desenvolvimento no campo disciplinar do urbanismo, comparando as estruturas termais e os elementos da forma urbana, utilizando como recorte espacial os casos das cidades de Caldas das Rainha e Poços de Caldas.

Já o mentor da geminação, Jorge Mangorrinha, disse que “esta é uma pesquisa que parte de um conceito que eu próprio desenvolvi no meu doutoramento, em 2009, e que agora é aplicada com detalhe entre duas cidades irmãs e num período de tempo importante na história de ambas as localidades”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo