Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Autarquia recebeu a visita de representantes políticos de Poços de Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado domingo o município das Caldas da Rainha recebeu a visita dos representantes da prefeitura da cidade-irmã de Poços de Caldas, Júlio César Freitas e Ricardo Fonseca Oliveira, e do governo estadual de Minas Gerais, Izabela Drumond.
Izabela Drumond, Renato Fonseca Oliveira, Vitor Marques, Júlio César Freitas, Luciana Gonçalves Dias e Jorge Mangorrinha

No passado domingo o município das Caldas da Rainha recebeu a visita dos representantes da prefeitura da cidade-irmã de Poços de Caldas, Júlio César Freitas e Ricardo Fonseca Oliveira, e do governo estadual de Minas Gerais, Izabela Drumond.

Esta sessão de troca de cumprimentos entre os responsáveis políticos das cidades geminadas, que decorreu no salão nobre do Hospital Termal Rainha D. Leonor, contou ainda com uma visita às obras do Hospital, ao edifício do chamado “Balneário Novo”, já em funcionamento, bem como ao centro histórico da cidade.

A geminação entre Caldas da Rainha e Poços de Caldas deu-se há precisamente 20 anos, numa sessão realizada nas Caldas da Rainha, em 2001, na sequência de uma proposta do então deputado Jorge Mangorrinha, aproveitando o facto de em 2000 se terem cumprido os 500 anos do descobrimento do Brasil pelos portugueses e, também, porque foi um mestre-pedreiro português que, no século XIX, conseguiu, em Poços de Caldas, uma técnica já experimentada nas Caldas da Rainha e que tornou possível o desenvolvimento termal na atual cidade de Poços de Caldas.

Poços de Caldas acabou de assumir politicamente a sua adesão à Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA), de que Caldas da Rainha faz parte, e que é uma organização que representa cidades da Europa, ampliada agora ao Brasil pelo facto de haver a geminação entre Caldas da Rainha e Poços de Caldas e a assunção por parte das autoridades brasileiras.

Durante a visita foi oferecida à autarquia caldense uma jarra em cristal de Murano, fabricada em Poços de Caldas, já que a cidade abriga diferentes fábricas e estes cristais são conhecidos internacionalmente, e aos visitantes, o presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, ofereceu uma coleção de sabonetes do Hospital Termal e exemplares do livro “Caldas da Rainha: Património das Águas”.

Na iniciativa também esteve presente Luciana Dias, doutoranda na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (São Paulo), que se encontra presentemente em Portugal, sob orientação científica de Jorge Mangorrinha, tendo em vista a dissertação de uma tese de doutoramento sobre Caldas da Rainha e Poços de Caldas. Além disso tem objetivo de esclarecer as relações históricas, que ligam as duas cidades e situar o papel do seu desenvolvimento no campo disciplinar do urbanismo, comparando as estruturas termais e os elementos da forma urbana, utilizando como recorte espacial os casos das cidades de Caldas das Rainha e Poços de Caldas.

Já o mentor da geminação, Jorge Mangorrinha, disse que “esta é uma pesquisa que parte de um conceito que eu próprio desenvolvi no meu doutoramento, em 2009, e que agora é aplicada com detalhe entre duas cidades irmãs e num período de tempo importante na história de ambas as localidades”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1