Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Praça 25 de Abril enche-se de pessoas para a inauguração da iluminação de natal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A magia do natal regressou no passado sábado às Caldas da Rainha, com a inauguração da tradicional árvore de natal gigante, que este ano conta com 33 metros de altura, acompanhada pelo concerto do artista Toy e fogo de artifício, atraindo assim uma multidão à Praça 25 de Abril.
Milhares de pessoas assistiram ao espetáculo na Praça 25 de Abril

A magia do natal regressou no passado sábado às Caldas da Rainha, com a inauguração da tradicional árvore de natal gigante, que este ano conta com 33 metros de altura, acompanhada pelo concerto do artista Toy e fogo de artifício, atraindo assim uma multidão à Praça 25 de Abril.

Dos miúdos aos graúdos ninguém ficou indiferente à magia no natal, e de telemóvel ou máquina fotográfica na mão, não paravam de registar o momento, enchendo as redes sociais de fotografias e de vídeos.

Ao mesmo tempo, acenderam-se os mais de quatro milhões de luzes led que decoram mais sete quilómetros de ruas e quinze mil metros quadrados de edifícios e rotundas, transformando a cidade num “verdadeiro cenário natalício” e marcando assim o início das animações do projeto “Caldas, Rainha do Natal”.

O frio que no sábado à noite se fez sentir tornou o momento da inauguração da iluminação natalícia das Caldas da Rainha ainda mais especial. Apesar do tempo, a praça foi invadida pelo público, que quis assistir ao espetáculo de natal, que este ano contou com vários momentos, começando desde logo com o artista residente na cidade, Paulo Seixas.

Depois entrou em cena o cantor Toy, que durante duas horas animou com algumas das músicas mais conhecidas do seu reportório, como a música “Coração não tem idade (vou beijar)”, que este ano teve uma versão dedicada à cidade.

Antes de se acender a árvore de natal gigante, num esquema de luz e som, os presidentes do Município das Caldas da Rainha e da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) subiram ao palco para referirem que “hoje começa o nosso natal no concelho das Caldas da Rainha”.

Esta edição, a primeira desde a pandemia de Covid-19, e “a maior desde sempre em termos de iluminação e animação em Caldas da Rainha”, contou com o envolvimento da autarquia e da ACCCRO. “Este trabalho só é possível quando existe envolvência por parte das entidades e depois do que passámos até aqui era preciso voltar a ver esta praça assim, cheia de pessoas e isso sem dúvida é de encher o coração”, frisou o presidente da ACCCRO, Luís Gomes, que tinha pedido que este evento fosse “um 15 de maio a 13 de novembro”.

Aproveitou a ocasião para manifestar que “neste natal é muito importante que comprem no comércio local”.

O presidente da Câmara, Vitor Marques, disse que “estamos aqui hoje porque queremos dar início a essa nova vida pós-Covid e esperamos que assim seja”, alertando ainda que “se queremos todos viver este espírito do natal, temos de continuar a ter algum cuidado, pois a pandemia ainda não acabou”.

O momento alto da noite foi a inauguração do cenário de luzes que compõe a gigantesca árvore de natal instalada junto à Câmara Municipal, bem como das mais de quatro milhões de luzes led espalhadas por sete quilómetros de ruas e de quinze mil metros quadrados de edifícios e rotundas, que estão decoradas com luzes nas cores branco frio, branco quente e vermelho, acompanhadas ainda pelo fogo de artificio lançado do telhado dos Paços do Concelho. Em simultâneo acenderam as luzes em todas as freguesias do concelho. 

A acompanhar a arvore há ainda um trenó à escala, a Casa do Pai Natal, o tradicional Comboio de Natal, a Exposição de Árvores de Natal, o balão de ar quente, e uma ecopista de gelo, no Parque Dom Carlos I, onde também não vai faltar um carrossel alusivo à época do ano.

O “Caldas, Rainha do Natal”, que encerra a 6 de janeiro, tem um orçamento de 210 mil euros, em que 141 mil euros são suportados pela Câmara Municipal e o restante valor resulta de parcerias com empresas e estabelecimentos de comércio. Deste investimento cerca de 108 mil euros foram aplicados na iluminação e o restante na animação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas