Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Praça 25 de Abril enche-se de pessoas para a inauguração da iluminação de natal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A magia do natal regressou no passado sábado às Caldas da Rainha, com a inauguração da tradicional árvore de natal gigante, que este ano conta com 33 metros de altura, acompanhada pelo concerto do artista Toy e fogo de artifício, atraindo assim uma multidão à Praça 25 de Abril.
Milhares de pessoas assistiram ao espetáculo na Praça 25 de Abril

A magia do natal regressou no passado sábado às Caldas da Rainha, com a inauguração da tradicional árvore de natal gigante, que este ano conta com 33 metros de altura, acompanhada pelo concerto do artista Toy e fogo de artifício, atraindo assim uma multidão à Praça 25 de Abril.

Dos miúdos aos graúdos ninguém ficou indiferente à magia no natal, e de telemóvel ou máquina fotográfica na mão, não paravam de registar o momento, enchendo as redes sociais de fotografias e de vídeos.

Ao mesmo tempo, acenderam-se os mais de quatro milhões de luzes led que decoram mais sete quilómetros de ruas e quinze mil metros quadrados de edifícios e rotundas, transformando a cidade num “verdadeiro cenário natalício” e marcando assim o início das animações do projeto “Caldas, Rainha do Natal”.

O frio que no sábado à noite se fez sentir tornou o momento da inauguração da iluminação natalícia das Caldas da Rainha ainda mais especial. Apesar do tempo, a praça foi invadida pelo público, que quis assistir ao espetáculo de natal, que este ano contou com vários momentos, começando desde logo com o artista residente na cidade, Paulo Seixas.

Depois entrou em cena o cantor Toy, que durante duas horas animou com algumas das músicas mais conhecidas do seu reportório, como a música “Coração não tem idade (vou beijar)”, que este ano teve uma versão dedicada à cidade.

Antes de se acender a árvore de natal gigante, num esquema de luz e som, os presidentes do Município das Caldas da Rainha e da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) subiram ao palco para referirem que “hoje começa o nosso natal no concelho das Caldas da Rainha”.

Esta edição, a primeira desde a pandemia de Covid-19, e “a maior desde sempre em termos de iluminação e animação em Caldas da Rainha”, contou com o envolvimento da autarquia e da ACCCRO. “Este trabalho só é possível quando existe envolvência por parte das entidades e depois do que passámos até aqui era preciso voltar a ver esta praça assim, cheia de pessoas e isso sem dúvida é de encher o coração”, frisou o presidente da ACCCRO, Luís Gomes, que tinha pedido que este evento fosse “um 15 de maio a 13 de novembro”.

Aproveitou a ocasião para manifestar que “neste natal é muito importante que comprem no comércio local”.

O presidente da Câmara, Vitor Marques, disse que “estamos aqui hoje porque queremos dar início a essa nova vida pós-Covid e esperamos que assim seja”, alertando ainda que “se queremos todos viver este espírito do natal, temos de continuar a ter algum cuidado, pois a pandemia ainda não acabou”.

O momento alto da noite foi a inauguração do cenário de luzes que compõe a gigantesca árvore de natal instalada junto à Câmara Municipal, bem como das mais de quatro milhões de luzes led espalhadas por sete quilómetros de ruas e de quinze mil metros quadrados de edifícios e rotundas, que estão decoradas com luzes nas cores branco frio, branco quente e vermelho, acompanhadas ainda pelo fogo de artificio lançado do telhado dos Paços do Concelho. Em simultâneo acenderam as luzes em todas as freguesias do concelho. 

A acompanhar a arvore há ainda um trenó à escala, a Casa do Pai Natal, o tradicional Comboio de Natal, a Exposição de Árvores de Natal, o balão de ar quente, e uma ecopista de gelo, no Parque Dom Carlos I, onde também não vai faltar um carrossel alusivo à época do ano.

O “Caldas, Rainha do Natal”, que encerra a 6 de janeiro, tem um orçamento de 210 mil euros, em que 141 mil euros são suportados pela Câmara Municipal e o restante valor resulta de parcerias com empresas e estabelecimentos de comércio. Deste investimento cerca de 108 mil euros foram aplicados na iluminação e o restante na animação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio destrói loja em Alfeizerão

Uma loja de artigos chineses, na principal rua da vila de Alfeizerão, foi destruída por um incêndio que teve início cerca das 20 horas desta quarta-feira. Um bombeiro foi levado para o hospital das Caldas da Rainha por inalação de fumo e exaustão, e uma família que vive num apartamento por cima do estabelecimento teve de ser realojada.

dsc 0507

ETEO estimula debate sobre violência no namoro

A Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO), nas Caldas da Rainha, assinalou a 25 de novembro o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres com um alerta contra o crime de violência doméstica e do namoro, deixando a mensagem que “quem ama não agride”. 

violencia 1

Casos de violência doméstica no concelho voltam a aumentar

Assinalou-se no dia 25 de novembro o dia internacional pela Eliminação da Violência contra as mulheres. Em Caldas da Rainha a data foi sinalizada pela Câmara Municipal, através do Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica (GAVVD), com a colocação de frases alusivas ao tema em questão junto às figuras da Rota Bordaliana: “A Rota Bordaliana não se esquece de ti” – dedicada a todas as mulheres vítimas de violência doméstica.

violencia domestica