Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Semana Europeia da Mobilidade com várias iniciativas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema deste ano é ‘Mova-se de forma sustentável. Seja saudável’, o Município das Caldas da Rainha convidou o grupo de trabalho da candidatura ao projeto Living Streets 2020 a desenvolver algumas das suas ideias.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema deste ano é ‘Mova-se de forma sustentável. Seja saudável’, o Município das Caldas da Rainha convidou o grupo de trabalho da candidatura ao projeto Living Streets 2020 a desenvolver algumas das suas ideias.

Com a devida adequação aos procedimentos de saúde pública e de acordo com as diretrizes da Direção Geral de Saúde, o coletivo vai apresentar à comunidade das Caldas da Rainha um conjunto de iniciativas participativas.

O projeto, que implica o encerramento da Rua José Malhoa durante os dias 18 e 19 de setembro, é uma iniciativa que pretende motivar a valorização da mobilidade sustentável pelo centro da cidade, e terá três momentos distintos.

Ágata Wiórko irá apresentar o projeto “Azulejos da Memória” nos dias 18 e 19 de setembro na Rua José Malhoa e Rua da Nazaré. Com um doutoramento em curso em políticas culturais e turismo, esta investigadora internacional, com experiência de mais de dez anos em iniciativas de place making, tem como motivação refletir sobre o lugar afetivo da cidade através de uma instalação participativa nas paredes da Rua José Malhoa. Ágata diz que a ideia a trabalhar é a memória cívica e o seu legado para a criatividade.

Ainda durante o fim de semana, entre as 10h e as 12h e as 14h e as 17h, os artistas João Canotilho e Maria João Leite irão pintar o chão da rua com “tintas” naturais, numa iniciativa de promoção de uma “vida mais sustentável e mais saudável”. Cores pigmentadas com corantes naturais irão colorir a calçada num trabalho conjunto, para o qual convidam quem a eles se quiser juntar. Autocarros imaginários, bicicletas, trotinetes e patins coloridos irão ser criados na via pública.

João tem 22 anos e em 2019 fez o curso de Ilustração e Produção Gráfica. Atualmente vai para o 3º ano de licenciatura em Design Gráfico na ESAD.CR. Em paralelo tem desenvolvido trabalho em design de comunicação, com especial destaque para a tipografia e lettering. Faz também desenho, arte vetorial e pintura mural.

Maria, de 21 anos, em 2019 completou o curso superior profissional em Ilustração e Produção Gráfica e atualmente frequenta o 3°ano de licenciatura em Design Gráfico na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Em paralelo à licenciatura faz trabalhos de pintura mural além de ser uma curiosa pela área da cerâmica.

Haverá igualmente uma caixa de sugestões, onde os caldenses podem deixar a sua opinião sobre ideias para o futuro da sustentabilidade urbana da cidade.

Por fim, nos dias 21 e 22 de setembro, regressam as visitas guiadas ao World Press Cartoon no CCC para os alunos das escolas básicas, profissionais e a Universidade Sénior da cidade, pela mão de Mariana Calaça Baptista, associando o tema da Semana Europeia da Mobilidade com um dos temas mais escolhidos pelos cartoonistas deste ano, a sustentabilidade. Mariana tem vindo a desenvolver projetos de promoção e produção cultural na cidade das Caldas da Rainha.
Foi de igual forma formalizada a parceria com a Pneu Green, que não só é uma empresa que recicla de forma sustentável, mas também, que se dedica ao fabrico de soluções em borracha reciclada com o objetivo de incorporar, em produtos de utilidade, o máximo de granulado proveniente do pneu em fim de vida.
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe