Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C

Semana Europeia da Mobilidade com várias iniciativas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema deste ano é ‘Mova-se de forma sustentável. Seja saudável’, o Município das Caldas da Rainha convidou o grupo de trabalho da candidatura ao projeto Living Streets 2020 a desenvolver algumas das suas ideias.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema deste ano é ‘Mova-se de forma sustentável. Seja saudável’, o Município das Caldas da Rainha convidou o grupo de trabalho da candidatura ao projeto Living Streets 2020 a desenvolver algumas das suas ideias.

Com a devida adequação aos procedimentos de saúde pública e de acordo com as diretrizes da Direção Geral de Saúde, o coletivo vai apresentar à comunidade das Caldas da Rainha um conjunto de iniciativas participativas.

O projeto, que implica o encerramento da Rua José Malhoa durante os dias 18 e 19 de setembro, é uma iniciativa que pretende motivar a valorização da mobilidade sustentável pelo centro da cidade, e terá três momentos distintos.

Ágata Wiórko irá apresentar o projeto “Azulejos da Memória” nos dias 18 e 19 de setembro na Rua José Malhoa e Rua da Nazaré. Com um doutoramento em curso em políticas culturais e turismo, esta investigadora internacional, com experiência de mais de dez anos em iniciativas de place making, tem como motivação refletir sobre o lugar afetivo da cidade através de uma instalação participativa nas paredes da Rua José Malhoa. Ágata diz que a ideia a trabalhar é a memória cívica e o seu legado para a criatividade.

Ainda durante o fim de semana, entre as 10h e as 12h e as 14h e as 17h, os artistas João Canotilho e Maria João Leite irão pintar o chão da rua com “tintas” naturais, numa iniciativa de promoção de uma “vida mais sustentável e mais saudável”. Cores pigmentadas com corantes naturais irão colorir a calçada num trabalho conjunto, para o qual convidam quem a eles se quiser juntar. Autocarros imaginários, bicicletas, trotinetes e patins coloridos irão ser criados na via pública.

João tem 22 anos e em 2019 fez o curso de Ilustração e Produção Gráfica. Atualmente vai para o 3º ano de licenciatura em Design Gráfico na ESAD.CR. Em paralelo tem desenvolvido trabalho em design de comunicação, com especial destaque para a tipografia e lettering. Faz também desenho, arte vetorial e pintura mural.

Maria, de 21 anos, em 2019 completou o curso superior profissional em Ilustração e Produção Gráfica e atualmente frequenta o 3°ano de licenciatura em Design Gráfico na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Em paralelo à licenciatura faz trabalhos de pintura mural além de ser uma curiosa pela área da cerâmica.

Haverá igualmente uma caixa de sugestões, onde os caldenses podem deixar a sua opinião sobre ideias para o futuro da sustentabilidade urbana da cidade.

Por fim, nos dias 21 e 22 de setembro, regressam as visitas guiadas ao World Press Cartoon no CCC para os alunos das escolas básicas, profissionais e a Universidade Sénior da cidade, pela mão de Mariana Calaça Baptista, associando o tema da Semana Europeia da Mobilidade com um dos temas mais escolhidos pelos cartoonistas deste ano, a sustentabilidade. Mariana tem vindo a desenvolver projetos de promoção e produção cultural na cidade das Caldas da Rainha.
Foi de igual forma formalizada a parceria com a Pneu Green, que não só é uma empresa que recicla de forma sustentável, mas também, que se dedica ao fabrico de soluções em borracha reciclada com o objetivo de incorporar, em produtos de utilidade, o máximo de granulado proveniente do pneu em fim de vida.
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

raul 1