Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Acumulações de algas nas praias a norte do Baleal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As acumulações de algas verificadas neste verão nas praias a norte do Baleal, designadamente entre o Lagido e a Almagreira, no concelho de Peniche, são um “fenómeno cíclico e natural que não põe em causa a qualidade da água balnear e a saúde pública”, assegurou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

As acumulações de algas verificadas neste verão nas praias a norte do Baleal, designadamente entre o Lagido e a Almagreira, no concelho de Peniche, são um “fenómeno cíclico e natural que não põe em causa a qualidade da água balnear e a saúde pública”, assegurou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“Estas ocorrências são acompanhadas e monitorizadas de perto pelas autoridades competentes”, garantiu, adiantando que “este fenómeno tem sido frequente ao longo da época balnear de 2021, registando-se ocorrências em vários pontos da costa portuguesa como resultado de condições meteorológicas e oceanográficas favoráveis ao desenvolvimento e movimentação das massas de algas”.

As macroalgas que se acumularam ao longo do troço costeiro entre a praia do Lagido e Almagreira são espécies que “tendem a multiplicar-se sobretudo em sistemas estuarinos e lagunares, sob condições ideais de temperatura, luz e disponibilidade de nutrientes, sendo posteriormente exportadas pelas barras de maré e acabando por ser depositadas na linha de costa de acordo com o sentido das correntes”.

De acordo com a APA, “são algas indígenas da costa portuguesa, não constituindo por si só um fator de degradação ambiental e desempenhando até um papel importante na deposição de matéria orgânica nas praias suportadas por sistemas dunares”.

Segundo o instituto público, sob tutela do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, “apesar da acumulação de algas poder parecer excessiva em determinados locais”, as espécies em causa “tendem a secar rapidamente com a exposição ao sol e ao ar, não produzindo, normalmente, grandes massas de material em decomposição com maus cheiros associados”.

A APA relata que já em junho e julho do corrente ano tinham sido observadas ocorrências de algas semelhantes às verificadas em agosto, admitindo uma relação com a Lagoa de Óbidos, onde se observou proliferação de algas verdes nas últimas semanas. Estas algas terão sido exportadas para o mar através da barra, pela ação das marés (durante a vazante), sendo posteriormente transportadas para sul pela ação conjugada das ondas e correntes costeiras.

Contudo, a APA rejeita haver uma associação entre a ocorrência recente de acumulação de algas e o teste de dragagem na Lagoa de Óbidos realizado no dia 20 de agosto, vincando que “não foram detetados, por observação visual no local de repulsão, quaisquer vestígios de algas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1