Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Licenciados da ESAD.CR em 2o lugar em competição europeia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Rafael Pereira e Salomé Novo, recém-licenciados da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), conquistaram o segundo lugar no Europe Enterprise Challenge, uma competição europeia de inovação e empreendedorismo que reúne as melhores ideias de negócio de estudantes de todo o continente europeu, que se realizou em julho em formato online.
Salomé Novo e Rafael Pereira

Os dois licenciados em Design Industrial integram a equipa Mute, vencedora da Competição Nacional do Start Up Programme da Junior Achievement Portugal, e representaram o país neste desafio anual europeu, com a ideia de negócio “MUTE Música Têxtil”.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Design e Inovação, do 3.o ano da licenciatura em Design Industrial, que no último ano letivo acolheu o Start Up Programme da Junior Achievement Portugal. “MUTE Música Têxtil” trata- se de um módulo de canto para isolamento de frequências e reverberações acústicas, alternativo aos painéis de parede em espumas sintéticas, realizado a partir de desperdícios têxteis. Destina-se a aplicações profissionais na indústria da música, mas pode igualmente ser utilizado em outras situações, incluindo o espaço doméstico.

A ideia para o produto e respetivo negócio surgiu a partir da experiência na indústria da música de um dos estudantes, com base na observação de problemas detetados na produção, aplicação e utilização dos painéis acústicos convencionais. Partiu igualmente de preocupações ambientais e ecológicas dos autores.

“Representar Portugal é uma experiência emocionante. Acreditamos no valor do nosso projeto, e sentimo-nos muito felizes pelo seu reconhecimento. Enquanto designers, esta distinção traz-nos confiança sobre um futuro mais consciente e sustentável”, manifestaram Salomé Novo e Rafael Pereira.

O vencedor do Europe Enterprise Challenge é oriundo da Grécia, com o projeto Swim.me, um dispositivo vestível inteligente que preserva a orientação de nadadores cegos numa piscina. O sistema consiste numa touca e óculos de proteção ecológicos, que contêm sensores à prova de água que notificam os atletas através de vibrações ou alertas sonoros sobre o exato momento para virar e a sua posição na piscina. Em terceiro lugar na competição ficou um projeto da Noruega, intitulado Hjárni, que inclui agentes de curtimento ecológicos para a produção sustentável de couro, livres de toxinas e metais, e que não compromete a qualidade do couro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe