Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
10° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C

Licenciados da ESAD.CR em 2o lugar em competição europeia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Rafael Pereira e Salomé Novo, recém-licenciados da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), conquistaram o segundo lugar no Europe Enterprise Challenge, uma competição europeia de inovação e empreendedorismo que reúne as melhores ideias de negócio de estudantes de todo o continente europeu, que se realizou em julho em formato online.
Salomé Novo e Rafael Pereira

Os dois licenciados em Design Industrial integram a equipa Mute, vencedora da Competição Nacional do Start Up Programme da Junior Achievement Portugal, e representaram o país neste desafio anual europeu, com a ideia de negócio “MUTE Música Têxtil”.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Design e Inovação, do 3.o ano da licenciatura em Design Industrial, que no último ano letivo acolheu o Start Up Programme da Junior Achievement Portugal. “MUTE Música Têxtil” trata- se de um módulo de canto para isolamento de frequências e reverberações acústicas, alternativo aos painéis de parede em espumas sintéticas, realizado a partir de desperdícios têxteis. Destina-se a aplicações profissionais na indústria da música, mas pode igualmente ser utilizado em outras situações, incluindo o espaço doméstico.

A ideia para o produto e respetivo negócio surgiu a partir da experiência na indústria da música de um dos estudantes, com base na observação de problemas detetados na produção, aplicação e utilização dos painéis acústicos convencionais. Partiu igualmente de preocupações ambientais e ecológicas dos autores.

“Representar Portugal é uma experiência emocionante. Acreditamos no valor do nosso projeto, e sentimo-nos muito felizes pelo seu reconhecimento. Enquanto designers, esta distinção traz-nos confiança sobre um futuro mais consciente e sustentável”, manifestaram Salomé Novo e Rafael Pereira.

O vencedor do Europe Enterprise Challenge é oriundo da Grécia, com o projeto Swim.me, um dispositivo vestível inteligente que preserva a orientação de nadadores cegos numa piscina. O sistema consiste numa touca e óculos de proteção ecológicos, que contêm sensores à prova de água que notificam os atletas através de vibrações ou alertas sonoros sobre o exato momento para virar e a sua posição na piscina. Em terceiro lugar na competição ficou um projeto da Noruega, intitulado Hjárni, que inclui agentes de curtimento ecológicos para a produção sustentável de couro, livres de toxinas e metais, e que não compromete a qualidade do couro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Se aumentou de peso nos últimos anos o stress pode ser o motivo

“Elevados níveis de stress e ansiedade alteram o estilo de vida e estimulam comportamentos que afetam a nossa saúde”, diz Mara Marques, médica especialista em Medicina Geral e Familiar.
Segundo a profissional de saúde, o “stress é a reação do corpo a uma ameaça reconhecida e, portanto, é a resposta do corpo à ansiedade”.

mara