Q

Previsão do tempo

23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 27° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 30° C

Licenciados da ESAD.CR em 2o lugar em competição europeia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Rafael Pereira e Salomé Novo, recém-licenciados da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), conquistaram o segundo lugar no Europe Enterprise Challenge, uma competição europeia de inovação e empreendedorismo que reúne as melhores ideias de negócio de estudantes de todo o continente europeu, que se realizou em julho em formato online.
Salomé Novo e Rafael Pereira

Os dois licenciados em Design Industrial integram a equipa Mute, vencedora da Competição Nacional do Start Up Programme da Junior Achievement Portugal, e representaram o país neste desafio anual europeu, com a ideia de negócio “MUTE Música Têxtil”.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Design e Inovação, do 3.o ano da licenciatura em Design Industrial, que no último ano letivo acolheu o Start Up Programme da Junior Achievement Portugal. “MUTE Música Têxtil” trata- se de um módulo de canto para isolamento de frequências e reverberações acústicas, alternativo aos painéis de parede em espumas sintéticas, realizado a partir de desperdícios têxteis. Destina-se a aplicações profissionais na indústria da música, mas pode igualmente ser utilizado em outras situações, incluindo o espaço doméstico.

A ideia para o produto e respetivo negócio surgiu a partir da experiência na indústria da música de um dos estudantes, com base na observação de problemas detetados na produção, aplicação e utilização dos painéis acústicos convencionais. Partiu igualmente de preocupações ambientais e ecológicas dos autores.

“Representar Portugal é uma experiência emocionante. Acreditamos no valor do nosso projeto, e sentimo-nos muito felizes pelo seu reconhecimento. Enquanto designers, esta distinção traz-nos confiança sobre um futuro mais consciente e sustentável”, manifestaram Salomé Novo e Rafael Pereira.

O vencedor do Europe Enterprise Challenge é oriundo da Grécia, com o projeto Swim.me, um dispositivo vestível inteligente que preserva a orientação de nadadores cegos numa piscina. O sistema consiste numa touca e óculos de proteção ecológicos, que contêm sensores à prova de água que notificam os atletas através de vibrações ou alertas sonoros sobre o exato momento para virar e a sua posição na piscina. Em terceiro lugar na competição ficou um projeto da Noruega, intitulado Hjárni, que inclui agentes de curtimento ecológicos para a produção sustentável de couro, livres de toxinas e metais, e que não compromete a qualidade do couro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição Álefe em Ferrel

Na galeria da Associação Cultural Rabeca, no Largo Dr. Manuel Pedrosa, em Ferrel, no concelho de Peniche, vai ser inaugurada a exposição Álefe, com pinturas e aguarelas de António Teodoro.

alefe

Freguesias levam cultura ao Folio

No âmbito do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no "Dia da Freguesia" - Folio Educa.

folio