Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

João Almeida 13º na prova de fundo dos Jogos Olímpicos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ciclista caldense João Almeida foi no passado sábado o 13º classificado na prova de fundo dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, uma corrida de 234 quilómetros, ganha pelo equatoriano Richard Carapaz.
O caldense confessou ter sentido falta de ritmo

Uma fuga, de bandeirada, juntou oito homens na frente. Chegaram a ter vinte minutos de vantagem, mas, com a passagem dos quilómetros, foram perdendo elementos e viram encolher a diferença para o pelotão, até serem absorvidos, 48 quilómetros antes do final da corrida.

A primeira seleção mais séria aconteceu a 38 quilómetros da chegada, quando o recente vencedor da Volta à França, o esloveno Tadej Pogacar, desferiu um poderoso ataque que dinamitou por completo o pelotão. João Almeida, numa primeira fase, conseguiu aguentar a pedalada dos mais fortes, mas acabaria por perder o contacto ainda antes do topo.

O americano Brandon McNulty atacou a 25 quilómetros da meta. O equatoriano Richard Carapaz tomou-lhe a roda e, rapidamente, instalou-se a convicção de que o título olímpico seria decidido entre os dois.

A seis quilómetros da meta, Carapaz aproveitou e isolou-se para vencer, com 6h05m26s. McNulty não aguentou e foi ultrapassado pelos perseguidores. No sprint pelas restantes medalhas, o belga Wout van Aert bateu Tadej Pogacar, encabeçando o grupo que cortou a meta a 1m07s.

João Almeida chegou integrado no segundo grupo mais numeroso, estreando-se nos Jogos Olímpicos com a 13ª posição na prova de fundo, a 3m38s. Depois de cumprida a missão laboriosa de apoio ao caldense, o outro português em prova, Nelson Oliveira, terminou no 41º lugar, a 10m12s.

O selecionador nacional, José Poeira, ficou satisfeito com o desempenho dos dois corredores. “O Nelson fez um trabalho de excelência, durante toda a corrida. Trabalhou muito e deu excelentes indicações, porque só descolou já numa fase avançada da corrida. O João esteve perto de conseguir entrar na discussão do top 10, que era o objetivo. Considero que lhe faltou algum ritmo competitivo, porque, desde o Giro [Volta a Itália], teve muito poucas provas. Mas terminou num bom lugar, ainda por cima na estreia. É jovem e vai dar-nos muitas alegrias em próximas edições dos Jogos”, manifestou José Poeira.

João Almeida corroborou as declarações do selecionador: “Faço um balanço positivo da minha estreia nos Jogos Olímpicos. Tive boas sensações e força, mas notou-se a falta de ritmo. Tenho de agradecer ao Nelson Oliveira pelo imenso trabalho que fez, ajudando-me na hidratação, colocação e força anímica. Agora, há que recuperar para dar tudo no contrarrelógio”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.