Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
12° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
13° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C
Federação Portuguesa de Xadrez

Campeonato Nacional por Equipas da 1ª divisão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da época de 2020/2021 joga-se em Peniche, nas instalações do Hotel MH Atlântico, e as 10 equipas presentes apostam na qualidade nacional e mundial para lutarem pelos vários objetivos de conquista do título e de permanência no principal escalão do xadrez luso.
Mestres mundiais em Peniche

Na primeira das nove jornadas do torneio, que decorreu até ao dia 25 de julho, estiveram em ação 13 grandes mestres, cinco dos quais do restrito “clube” dos mais de 2600 pontos Elo, algo que diz muito da valia desta competição.

A equipa da Academia de Xadrez de Gaia, a mais titulada da última década e meia, apresentou dois desses super grandes mestres na ronda inaugural, frente à Assembleia Figueirense, e triunfou por claros 3,5-0,5, dando um sinal claro de querer recuperar um título que já lhe foge desde a época de 2016/2017.

No primeiro tabuleiro, os gaienses fizeram alinhar o ucraniano Pavel Eljanov, jogador cotado com 2671 pontos Elo, que lhe conferem o estatuto de 67.º jogador do ranking mundial, e este superou o hispano-argentino Gabriel Del Rio (também grande mestre). Eljanov, recorde-se, chegou a Peniche um da depois de ter conquistado o consagrado torneio de Dortmund.

O único empate conseguido pelos figueirenses neste duelo foi conseguido pelo grande mestre português Luís Galego, perante outro jogador do top-100, no caso o grande mestre ucraniano Yuriy Kuzubov, 91.º do Mundo com os seus 2653 pontos Elo.

Os campeões em título, o GD Dias Ferreira, cederam um empate (2-2), frente ao CX Montemor-o-Velho/CTGA na ronda de abertura, mas tal resultado deve-se muito ao percalço da impossibilidade de comparência na quarta mesa do grande mestre brasileiro Alexandr Fier, que participou na Taça do Mundo, em Sochi (Rússia), mas não conseguiu chegar a tempo à primeira ronda deste Nacional por equipas devido ao cancelamento de voos motivados pela greve da Groundforce.

Indiferente a este azar extratabuleiro dos matosinhenses, a A.XAT Montemor-o-Novo, campeã em 2019 e vice-campeã em 2020, marcou posição na candidatura ao título logo na primeira ronda, através da vitória sobre a competitiva equipa das Estrelas de S. João de Brito, por 2,5-1,5.

1.ª Jornada:

Resultados:

A.XAT Montemor-o-Novo-Estrelas S. João de Brito, 2,5-1,5

O Amanhã da Criança-CX A2D, 2,5-1,5

GD Dias Ferreira-CX Montemor-o-Velho/CTGA, 2-2

Assembleia Figueirense-AX Gaia, 0,5-3,5

CCD Corvos do Lis-EP Gaia/Clube de Xadrez, 1-3.

Classificação:

1.ºs AX Gaia, EP Gaia/Clube de Xadrez, A.XAT Montemor-o-Novo e O Amanhã da Criança, 3 pontos; 5.ºs GD Dias Ferreira e CX Montemor-o-Velho/CTGA, 2; 7.ºs Estrelas S. João Brito, CX A2D, CCD Corvos do Lis e Assembleia Figueirense, 1.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rota1

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.