Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Nova presidente da Quercus é do Vilar

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza elegeu os novos órgãos sociais para o biénio 2021-2022, sendo a direção encabeçada por Alexandra Azevedo, do Vilar, no concelho do Cadaval, onde reside.
Alexandra Azevedo é a nova presidente

O programa da nova direção preconiza a luta contra as alterações climáticas e a promoção de políticas de ordenamento do território, conservação da natureza e valorização dos “Serviços do Ecossistema”. Melhorar a organização interna com ética e transparência, a regeneração do território travando o ecocídio em marcha pela desflorestação generalizada, o uso de pesticidas e outras ameaças, com acompanhamento das políticas e ação no terreno, e alargar e reforçar parcerias com vários setores da sociedade, são outros objetivos.

Paula Nunes da Silva despede-se da presidência da Quercus e Alexandra Azevedo afirma que “é com grande sentido de dever que a nova equipa está motivada para um processo de renovação e consolidação de um novo ciclo na Quercus para que a associação corresponda o melhor possível aos enormes desafios que a sociedade enfrenta”.

Licenciada em medicina veterinária, de 54 anos, Alexandra Azevedo faz intervenção cívica em várias temáticas e organizações de defesa do ambiente desde 1999. A paixão pela natureza tem levado a opções na vida para uma dedicação cada vez maior à causa ambiental e ao conceito de desenvolvimento sustentável.

Na Quercus, desempenhou funções na direção nacional, de 2005 a 2014, e foi 1ª secretária da mesa da assembleia geral, entre 2015 e 2019, e vice-presidente da direção nacional desde setembro de 2020.

É formadora/facilitadora na temática da eco-gastronomia (ou alimentação sustentável), voluntária do CRASM – Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto, mentora e coordenadora da Campanha “Autarquias sem Glifosato/Herbicidas”, lançada em 2014.

Autora dos guias práticos “Ervas Silvestres Comestíveis” e “Frutos Silvestres Comestíveis”, autora e apresentadora da série de vídeos “Natureza Comestível” e membro do Movimento Slow Food, foi galardoada em junho de 2021 com uma menção honrosa no prémio Terre de Femmes, da Yves Rocher, pelo seu trabalho na campanha da Quercus “Autarquias sem Glifosato/Herbicidas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1