Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 24° C

Sobreiros envenenados e cortados motivam alerta para “crime ambiental”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de 50 sobreiros foram envenenados e cortados em Reinaldes, junto à margem da albufeira da barragem de São Domingos, no concelho de Peniche, em terreno público, denunciou o Centro de Canoagem do Oeste, que tem instalações naquela zona.
Denúncia foi feita pelo Centro de Canoagem do Oeste

“Neste momento é possível dizer que o envenenamento foi feito através de golpes nas árvores, em formato de cunhas triangulares. Os buracos foram cheios com produto para matar as árvores e disfarçados com as mesmas cunhas. É claramente um produto químico com um odor muito forte, algumas ainda a pingar, sinal que o produto tem sido colocado regularmente, inclusivamente há pouco tempo”, descreveu o centro desportivo.

O alerta para o “crime ambiental” aconteceu devido “às folhas e ramos secos visíveis nas copas das árvores”.

O Centro de Canoagem do Oeste, que está a documentar e denunciar junto das entidades competentes esta situação e a juntar todos os esforços para salvar as árvores que ainda forem possíveis, aponta que “o montado de sobreiros é uma espécie protegida, acrescido de estar em zona terrestre de proteção da albufeira de São Domingos”.

O corte ou arranque de sobreiros constitui crime e é punível por lei até 150 mil euros. São ainda proibidas qualquer operação que mutile ou danifique exemplares, bem como quaisquer ações que conduzam ao seu perecimento ou evidente depreciação (incluindo o corte de raízes). Para se proceder a qualquer intervenção é necessária a consulta e autorização da entidade competente – ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição “Da Terra”

Terminou na passada sexta-feira a Exposição “Da Terra”, levada a cabo pela Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos, em parceria com o Jardim de Infância do Arelho.

terra

Duas novas obras literárias apresentadas no Bombarral

Mais de meia centena de pessoas assistiu à apresentação dos livros “Almeida, o Espião de Abril”, de Vítor Cunha Morais, e “Raízes de uma identidade”, de Nuno Taborda Ferreira. As obras foram apresentadas no passado sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Bombarral.

livros

Iniciativas na Biblioteca

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril vai ser inaugurada na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha a exposição "Balões de Liberdade: uma viagem gráfica pelo 25 de Abril" e apresentado o livro "A Revolução interior: à procura do 25 de abril", com a presença de João Miguel Lameiras (um dos três autores, a par de João Ramalho-Santos e José Carlos Fernandes).

iniciativas