Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
20° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 24° C

Sobreiros envenenados e cortados motivam alerta para “crime ambiental”

Francisco Gomes
17 de Julho, 2021
Mais de 50 sobreiros foram envenenados e cortados em Reinaldes, junto à margem da albufeira da barragem de São Domingos, no concelho de Peniche, em terreno público, denunciou o Centro de Canoagem do Oeste, que tem instalações naquela zona.
Denúncia foi feita pelo Centro de Canoagem do Oeste

“Neste momento é possível dizer que o envenenamento foi feito através de golpes nas árvores, em formato de cunhas triangulares. Os buracos foram cheios com produto para matar as árvores e disfarçados com as mesmas cunhas. É claramente um produto químico com um odor muito forte, algumas ainda a pingar, sinal que o produto tem sido colocado regularmente, inclusivamente há pouco tempo”, descreveu o centro desportivo.

O alerta para o “crime ambiental” aconteceu devido “às folhas e ramos secos visíveis nas copas das árvores”.

O Centro de Canoagem do Oeste, que está a documentar e denunciar junto das entidades competentes esta situação e a juntar todos os esforços para salvar as árvores que ainda forem possíveis, aponta que “o montado de sobreiros é uma espécie protegida, acrescido de estar em zona terrestre de proteção da albufeira de São Domingos”.

O corte ou arranque de sobreiros constitui crime e é punível por lei até 150 mil euros. São ainda proibidas qualquer operação que mutile ou danifique exemplares, bem como quaisquer ações que conduzam ao seu perecimento ou evidente depreciação (incluindo o corte de raízes). Para se proceder a qualquer intervenção é necessária a consulta e autorização da entidade competente – ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Condução perigosa na A8 entre Tornada e Caldas

A zona da A8 entre Tornada e Caldas da Rainha está referenciada pelo Destacamento de Trânsito (DT) de Leiria da GNR como palco de condução perigosa, tendo levado à detenção de alguns condutores ao longo do último mês.

corridas

Aliança do presidente da Câmara com o PS criticada por PSD e CDU

O presidente da Câmara de Peniche está a ser alvo de críticas do PSD e da CDU, que acusam Henrique Bertino de fazer uma aliança com o PS para conseguir a maioria absoluta no executivo e garantir a aprovação de decisões que centralizam o poder nele, o que o autarca rejeita, explicando que está a subdelegar competências nos vereadores e chefes de divisão.

acordo

Associação de Freguesias Rurais em preparação

A construção do Parque Etnográfico de Serra D’El-Rei, o primeiro da região Oeste, que aguarda pela aprovação da candidatura, um espaço onde se entrecruzam a educação, o lazer, o património e a cultura, é o principal projeto que o novo executivo da junta de freguesia quer implementar, mas o autarca reeleito, Jorge Amador, anunciou na tomada de posse a novidade que está em preparação da criação de uma Associação de Freguesias Rurais do concelho de Peniche.

serra