Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Sobreiros envenenados e cortados motivam alerta para “crime ambiental”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de 50 sobreiros foram envenenados e cortados em Reinaldes, junto à margem da albufeira da barragem de São Domingos, no concelho de Peniche, em terreno público, denunciou o Centro de Canoagem do Oeste, que tem instalações naquela zona.
Denúncia foi feita pelo Centro de Canoagem do Oeste

“Neste momento é possível dizer que o envenenamento foi feito através de golpes nas árvores, em formato de cunhas triangulares. Os buracos foram cheios com produto para matar as árvores e disfarçados com as mesmas cunhas. É claramente um produto químico com um odor muito forte, algumas ainda a pingar, sinal que o produto tem sido colocado regularmente, inclusivamente há pouco tempo”, descreveu o centro desportivo.

O alerta para o “crime ambiental” aconteceu devido “às folhas e ramos secos visíveis nas copas das árvores”.

O Centro de Canoagem do Oeste, que está a documentar e denunciar junto das entidades competentes esta situação e a juntar todos os esforços para salvar as árvores que ainda forem possíveis, aponta que “o montado de sobreiros é uma espécie protegida, acrescido de estar em zona terrestre de proteção da albufeira de São Domingos”.

O corte ou arranque de sobreiros constitui crime e é punível por lei até 150 mil euros. São ainda proibidas qualquer operação que mutile ou danifique exemplares, bem como quaisquer ações que conduzam ao seu perecimento ou evidente depreciação (incluindo o corte de raízes). Para se proceder a qualquer intervenção é necessária a consulta e autorização da entidade competente – ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss