Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Coração de Latão, grupo solidário que troca artigos por géneros alimentares

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Ajudar o próximo!” é o lema do grupo Coração de Latão, que surgiu há seis meses em Caldas da Rainha através de uma página nas redes sociais. Esta iniciativa, que pretende “ajudar a criar um mundo melhor e fazer mais corações felizes”, tem um conceito diferente das restantes associações de solidariedade social, trocando os artigos à venda na página por géneros alimentares, de preferência enlatados, não lidando assim com dinheiro. Atualmente presta apoio a doze famílias de quinze em quinze dias.
Anabela Timóteo, responsável pelo projeto Coração de Latão

Criado em dezembro do ano passado, o Coração de Latão surgiu através da vontade que a responsável pelo projeto, Anabela Timóteo, teve de “poder ajudar os mais desfavorecidos, pois também passei por uma fase menos boa na vida”. Começou por ser voluntária noutras associações e grupos de solidariedade social da cidade, mas mais tarde decidiu apostar numa iniciativa sozinha.

O grupo, que funciona apenas através da página nas redes sociais, começou por não lidar com dinheiro, recebendo e disponibilizando apenas os artigos na página para serem vendidos, com o “intuito de poder ajudar os mais necessitados”. “A minha intenção sempre foi primar pela diferença, em relação aos movimentos solidários já existentes na cidade”, sublinhou Anabela Timóteo, adiantando que “aqui cada artigo doado ao grupo é colocado à venda na página, com um preço em géneros alimentares, de preferência enlatados, de modo, a poder ajudar quem mais necessita”.

Sem qualquer tipo de financiamento, sendo todas as despesas suportadas pela responsável e pelas doações que recebe, às quais faz questão de tirar fotografia do recibo e enviar a quem deu o dinheiro, a responsável compromete-se “a não usufruir de qualquer tipo de benefício com o projeto, simplesmente pretende ajudar a criar um mundo melhor, e fazer mais corações felizes”. Nesse sentido começou por ajudar a Refood, Joaquim Sá, Tarefa Altruísta, Ordem do Trevo, entre outras, mas com o aumento da procura deixou de as poder ajudar, estando atualmente a prestar apoio apenas às suas próprias famílias.

“Vou levar porta a porta, de quinze em quinze dias, um cabaz com pacotes de massa e de arroz, caixas de cereais, um pack de leite, enlatados, polpa de tomate, açúcar, sal e tostas”, relatou Anabela Timóteo, que ajuda famílias de Caldas da Rainha, Peniche, Bombarral, Alfeizerão e São Martinho do Porto. Além do cabaz com bens alimentares, a responsável também entrega uma vez por mês o “básico de produtos de higiene, como shampoo, gel banho e papel higiénico”.

O Coração de Latão também recebe e doa gratuitamente vestuário a quem mais precisa, “desde que estejam em bom estado”, sublinhou a responsável. Igualmente recebe louças e “outros cacarecos”, que posteriormente são vendidos na Feira das Velharias que decorre no Parque D. Carlos l, e onde “todo o dinheiro das vendas é revertido em alimentos e bens de higiene para os utentes”.

Tudo o que seja relacionado com móveis ou eletrodomésticos, o grupo não lida com isso.

A página serve também para procura e oferta de casa, de trabalho, ou então para pedirem ou doarem algo.

Para Anabela Timóteo, que divide o seu tempo entre o projeto e o seu emprego, “não tem sido uma tarefa fácil, mas é algo gratificante”.

Neste momento, o Coração de Latão não tem sede, o que segundo a presidente acaba por dificultar os seus planos, visto que guarda as doações e os géneros alimentares na sua própria casa, ou então numa garagem de uma amiga. “Para dar o passo em frente precisava mesmo de arranjar um espaço físico, que fosse cedido ou então barato para poder alugar”, contou Anabela Timóteo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.