Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Viva a cambada!

Alberto Campos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Após um discurso muito “douto” de um político na moda, infelizmente por bonitinhos motivos, a quem gostava de oferecer umas feriazitas no Zmar, paredes meias com as trapalhadas em que por lá e em outras cenas se meteu, acabei por ficar a pensar nesta nossa insistentemente denominada democracia atual.
Alberto Campos

E acabei por concluir ter esta nossa insistentemente denominada democracia atual tem a mesma idade da insistentemente denominada ditadura que nós bradamos aos céus ter terminado a 25 de Abril de 1974. E não fora a outra insistentemente não denominada ditadura de esquerda surgida imediatamente após o 25 de Abril de 1974, e banida a 25 de Novembro, eu entenderia que face aos continuados disfarces, as ditaduras em Portugal tinham, de facto, acabado com o 25 de Abril de 1974.

Pois é – a insistentemente denominada anterior ditadura salazarista e esta insistentemente denominada democracia actual são, note-se bem, gémeas na idade e, para mim, também gémeas na podridão.

Senão veja-se que esta insistentemente denominada democracia atual continua a permitir a existência dos mais variados vigaristas de esperteza saloia a começar pelos da fuga ao fisco, do tráfico de influências, do compadrio protector político, dos vendedores que saldam o país, dos corrupteiros, dos ricardeiros, dos juizeiros, dos chinoseiros, dos mui abundantes e falsos democrateiros, dos falsos liberdadeiros e dos demais crimineiros de colarinhos brancos, cujos predicados são tantos que, estou certo, em breve constarão do Guinness, engrossando seriamente as suas páginas.

E acho ainda que esta insistentemente denominada democracia atual tem tido enorme sucesso a ludibriar o Zé Povinho ao permitir, a exemplo, grandes festejos anunciados, tal como esta última festa socrateira após decisões judiciais, largamente difundidas logo em esplanada, merecendo acompanhamento personalizado por todos os canais televisivos e restante imprensa, após perdões fiscais, prescrições, demais manobras enfadonhas de anunciar, edição de livro e ainda, para cúmulo, entrevistas amplamente anunciadas em horário nobre pelas televisões, e tudo o mais a propósito estudado, permitido e composto para extasiar o festim e o país.

Mas não faz mal que o Zé Povinho não se intromete, nem se importa. Que venha o futebol, a seleção, que os ingleses deixem cá muito pilim, que a cerveja volte a jorrar nas esplanadas bem atulhadas e o sol deixe que o mar lave as mágoas nuns mergulhos enganadores, e tudo o mais que se lixe!

Mas atenção, lá diziam os nossos antepassados – a mentira tem perna curta!

Pois que seja – que ganhe a seleção e viva a cambada!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf