Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Peça que reinterpreta Bordallo avaliada em 4500 euros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Bordallo Pinheiro, fábrica de faianças das Caldas da Rainha, acaba de lançar a peça Dora, da coleção WWB - WorldWide Bordallianos, na sequência das coleções “7 Bordallianos de Portugal” e “20 BB - Bordallianos do Brasil”.
Dora, uma escultura do designer Humberto Campana

É precisamente do outro lado do Atlântico que surge Dora by Estudio Campana, uma escultura do designer Humberto Campana, inspirada numa notícia de 2019 sobre um urso polar encontrado a revirar lixo na Ucrânia.

Este retrato cruel das consequências da crise ambiental tem como base a intervenção artística que o designer realizou sobre o conjunto escultórico o “Lobo e o Grou”, de Raphael Bordallo Pinheiro, que numa situação semelhante à da notícia, se alimenta de restos inapropriados, como escova de dentes, embalagens de medicamentos e correntes.

“A mensagem desta peça é uma chamada de atenção para o desrespeito com a vida animal e a arrogância do mundo civilizado, que fecha os olhos ao impacto do seu comportamento irresponsável, ignorando que essa cadeia de destruição é circular e, inevitavelmente, vai afetar todo o planeta”, afirma Humberto Campana, que deu a esta escultura muito pessoal o nome do seu cão.

No valor de 4500 euros, é uma peça de edição numerada e limitada a 135 exemplares.

A coleção WWB – WorldWide Bordallianos é um projeto no qual nomes nacionais e internacionais ligados às áreas criativas das artes plásticas, do design e da moda são convidados da Bordallo Pinheiro a reinterpretarem “Bordallo”, à luz da sua própria arte e do seu próprio processo criativo. Às peças Figo, de Paula Rego; Banana Prata da Madeira, de Nini Andrade Silva, e a Quimera, de Alexandre Farto aka Vhils, junta-se, agora, Dora by Estudio Campana.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11