Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Cerimónia de entrega de medalhas de mérito

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Após um ano de interrupção devido à pandemia de Covid-19, decorreu a 15 de maio, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a tradicional cerimónia de entrega de medalhas de mérito a individualidades e instituições, no âmbito das festas da cidade.
Tinta Ferreira falou das obras projetadas para as Caldas

O Sporting Clube das Caldas (SCC) foi distinguido com a medalha de honra. O clube assinalou o centenário em 2020. Durante a cerimónia, Mário Tavares, figura histórica da coletividade, destacou os momentos mais importantes de uma instituição que depois de atingir os 100 anos “é eterna, não pode morrer mais”.

Era num recinto no Parque D. Carlos I que o clube tinha a sua atividade. Esse recinto tinha uma bancada reaproveitada de uma prova de remo que se tinha realizado na Foz do Arelho e que foi repartida com o Caldas SC. “Mas numa visita ao Parque, Salazar não gostou de ver o recinto com a bancada e mandou demolir tudo”, recordou.

Antes do 25 de Abril de 1974 o clube teve um período conturbado, mas após a revolução voltou a ganhar dinâmica, sublinhou.

Filipe Mateus, presidente do SCC, destacou a alegria de ver o clube “a acompanhar a evolução geracional de famílias, havendo já quartas gerações de praticantes”.

Pandemia impede habituais eventos

No discurso habitual no feriado municipal, o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, lembrou que desde o início da pandemia que o Município em articulação com as autoridades locais de saúde e outras entidades, pôs em marcha diversas ações de prevenção e de combate.

O autarca declarou que “o coronavírus não desapareceu, nem irá desaparecer para já”. Revelou que apesar de algumas iniciativas já se poderem realizar, as “mais relevantes não poderão ocorrer este ano, como a Feira do Cavalo Lusitano do Oeste, a Frutos, as Tasquinhas na Expoeste, Caldas Anima e o Caldas Anima Praias”.

Tinta Ferreira recordou que neste contexto difícil o Município continuou a desenvolver muita da sua atividade.

Revelou ainda que em conclusão de projeto estão outras obras de impacto muito relevante, como a requalificação do atual Centro de Saúde e a Escola do Bairro da Ponte.

Anunciou ainda a criação da ciclovia de Vidais, o novo Centro de Recolha oficial de animais abandonados, a nova ponte pedonal sobre a linha de caminho-de-ferro, o alargamento da Rua da Estação e a requalificação do Rio Arnóia em A-dos-Francos.

Já o presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, falou dos problemas duradouros do concelho, nomeadamente a necessidade de um hospital novo para a região ou a requalificação total do Centro Hospitalar do Oeste. Lembrou que este é um ano de eleições e apelou ao voto para combater a abstenção.

No final da cerimónia o presidente da Câmara homenageou a secretária da Assembleia Municipal, Natércia Tempero, que irá brevemente aposentar-se e tem apoiado todos os anos esta cerimónia.

A sessão iniciou com um momento musical com João Amaral, natural das Caldas da Rainha, que participou no programa “The Voice Portugal”, da RTP1.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga