Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

In Memoriam – Luís Cruz Guerreiro (1962-2021)

Nicolau Borges

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Artista cerâmico formado no Centro Profissional para a Indústria Cerâmica, das Caldas da Rainha (CENCAL), nasceu em Alhos Vedros e foi lá que frequentou a escola primária, tendo depois estudado na escola preparatória e secundária da Moita.
Luís Cruz Guerreiro, artista formado no CENCAL

Foi na sua freguesia natal que abriu uma oficina de azulejaria artística (Azulejaria Guerreiro – Artistic Tiles), onde deu azo a toda a sua criatividade, inventando uma nova forma de publicar a sua outra paixão, a banda desenhada, através da criação de painéis de azulejos, germinando belíssimas pranchas, em barro tratado com as artes do fogo.

São da sua autoria os painéis de azulejos observáveis no mercado municipal da Moita e na biblioteca municipal de Alhos Vedros.

Na banda desenhada, Luís Cruz Guerreiro, começou a sua viagem e produção artística, com a criação de «PutoZé», personagem trágico-cómica inspirada no Zé Mocho, um rapaz que viveu miseravelmente em Alhos Vedros, obra essa que lhe mereceu uma menção honrosa no Festival de Banda Desenhada na Amora em 1984.

Em 1985 tirou um curso de pintura cerâmica no CENCAL, onde aprendeu várias técnicas que desenvolveu depois na sua

oficina, elevando a sua arte a um nível técnico mais conforme a sua imaginação e criatividade.

As várias técnicas de pintura aprendidas no CENCAL serviram como elo de ligação entre a arte que praticava (a banda

desenhada) e a cerâmica (a arte do fogo). Os azulejos eram o suporte técnico que faziam a ligação entre as duas artes.

Em finais de 86 passou a integrar o “Argila Atelier”, onde, durante dois anos, pintou vários painéis de temas etnográficos e paisagísticos.

Regressou a Caldas da Rainha em 1988 para realizar um conjunto de painéis alusivos ao concelho da Moita.

Em 2005 o seu ateliê passou a fazer parte da Rota da Cerâmica, onde se manteve até 2015.

Especialista em banda desenhada, é-lhe reconhecida a sensibilidade de olhar para o azulejo como um suporte de excelência para a criação de diálogos e “viagens”.

A 9a arte potenciada pela arte do fogo teve no Luís Guerreiro o seu melhor representante no nosso país. A sua obra prova-o, mas precisa de ser dada à estampa, ser melhor conhecida, ser devidamente divulgada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial