Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

In Memoriam – Luís Cruz Guerreiro (1962-2021)

Nicolau Borges

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Artista cerâmico formado no Centro Profissional para a Indústria Cerâmica, das Caldas da Rainha (CENCAL), nasceu em Alhos Vedros e foi lá que frequentou a escola primária, tendo depois estudado na escola preparatória e secundária da Moita.
Luís Cruz Guerreiro, artista formado no CENCAL

Foi na sua freguesia natal que abriu uma oficina de azulejaria artística (Azulejaria Guerreiro – Artistic Tiles), onde deu azo a toda a sua criatividade, inventando uma nova forma de publicar a sua outra paixão, a banda desenhada, através da criação de painéis de azulejos, germinando belíssimas pranchas, em barro tratado com as artes do fogo.

São da sua autoria os painéis de azulejos observáveis no mercado municipal da Moita e na biblioteca municipal de Alhos Vedros.

Na banda desenhada, Luís Cruz Guerreiro, começou a sua viagem e produção artística, com a criação de «PutoZé», personagem trágico-cómica inspirada no Zé Mocho, um rapaz que viveu miseravelmente em Alhos Vedros, obra essa que lhe mereceu uma menção honrosa no Festival de Banda Desenhada na Amora em 1984.

Em 1985 tirou um curso de pintura cerâmica no CENCAL, onde aprendeu várias técnicas que desenvolveu depois na sua

oficina, elevando a sua arte a um nível técnico mais conforme a sua imaginação e criatividade.

As várias técnicas de pintura aprendidas no CENCAL serviram como elo de ligação entre a arte que praticava (a banda

desenhada) e a cerâmica (a arte do fogo). Os azulejos eram o suporte técnico que faziam a ligação entre as duas artes.

Em finais de 86 passou a integrar o “Argila Atelier”, onde, durante dois anos, pintou vários painéis de temas etnográficos e paisagísticos.

Regressou a Caldas da Rainha em 1988 para realizar um conjunto de painéis alusivos ao concelho da Moita.

Em 2005 o seu ateliê passou a fazer parte da Rota da Cerâmica, onde se manteve até 2015.

Especialista em banda desenhada, é-lhe reconhecida a sensibilidade de olhar para o azulejo como um suporte de excelência para a criação de diálogos e “viagens”.

A 9a arte potenciada pela arte do fogo teve no Luís Guerreiro o seu melhor representante no nosso país. A sua obra prova-o, mas precisa de ser dada à estampa, ser melhor conhecida, ser devidamente divulgada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto