Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Centro Qualifica certifica mais 14 técnicos de proteção civil

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais 14 técnicos de proteção civil de nível 4 da região foram certificados no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, na passada sexta-feira, perante o júri de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissional, com representantes do comandante operacional distrital, Comunidade Intermunicipal do Oeste, Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, Proteção Civil, Associação Nacional de Bombeiros Voluntários e corpo de bombeiros de Óbidos.
Técnicos e elementos do júri

A qualificação dos técnicos é essencial face às exigências dos tempos atuais e futuros. Viram reconhecidas as competências adquiridas ao longo do seu percurso profissional, complementada com formação.

Esta é uma certificação bastante exigente, feita para profissionais que já trabalham na área, com uma formação muito intensiva nas áreas ligadas à proteção civil, nomeadamente ordenamento do território, planeamento e conceção de exercícios, segurança contra incêndios em edifícios, gestão de emergência, análise de risco e vulnerabilidades, riscos psicossociais, técnicas de análise espacial e informação, comunicação e sensibilização pública, totalizando mais de uma centena de horas de formação.

O certificado nível 4, que fica registado no passaporte Qualifica reconhecido no estrangeiro, fornece a aptidão necessária para trabalhar em serviços municipais e na autoridade nacional de proteção civil, gabinetes de gestão florestal e sapadores florestais, departamentos de segurança ou gestão de risco de empresas públicas ou privadas, e ainda elaborar planos estratégicos de resposta a uma emergência.

Com 56 anos, 40 anos de bombeiro, 22 dos quais como comandante, Pedro Lourenço, da corporação do Bombarral, foi um dos certificados e apontado como exemplo para os mais novos, pois, com uma carreira suficiente para não ter que provar a sua competência, mesmo assim não deixou de se submeter a um júri.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura