Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C

Centro Qualifica certifica mais 14 técnicos de proteção civil

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais 14 técnicos de proteção civil de nível 4 da região foram certificados no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, na passada sexta-feira, perante o júri de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissional, com representantes do comandante operacional distrital, Comunidade Intermunicipal do Oeste, Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, Proteção Civil, Associação Nacional de Bombeiros Voluntários e corpo de bombeiros de Óbidos.
Técnicos e elementos do júri

A qualificação dos técnicos é essencial face às exigências dos tempos atuais e futuros. Viram reconhecidas as competências adquiridas ao longo do seu percurso profissional, complementada com formação.

Esta é uma certificação bastante exigente, feita para profissionais que já trabalham na área, com uma formação muito intensiva nas áreas ligadas à proteção civil, nomeadamente ordenamento do território, planeamento e conceção de exercícios, segurança contra incêndios em edifícios, gestão de emergência, análise de risco e vulnerabilidades, riscos psicossociais, técnicas de análise espacial e informação, comunicação e sensibilização pública, totalizando mais de uma centena de horas de formação.

O certificado nível 4, que fica registado no passaporte Qualifica reconhecido no estrangeiro, fornece a aptidão necessária para trabalhar em serviços municipais e na autoridade nacional de proteção civil, gabinetes de gestão florestal e sapadores florestais, departamentos de segurança ou gestão de risco de empresas públicas ou privadas, e ainda elaborar planos estratégicos de resposta a uma emergência.

Com 56 anos, 40 anos de bombeiro, 22 dos quais como comandante, Pedro Lourenço, da corporação do Bombarral, foi um dos certificados e apontado como exemplo para os mais novos, pois, com uma carreira suficiente para não ter que provar a sua competência, mesmo assim não deixou de se submeter a um júri.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0