Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Poesia regressa ao Teatro da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A poesia no Teatro da Rainha está de volta, com sessão dupla em abril e dois convidados, no âmbito da iniciativa Diga 33.
Rita Taborda Duarte

No dia 20, pelas 20h30, na Sala-Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, é recebida Rita Taborda Duarte, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e que fez mestrado em Teoria da Literatura.

Produziu crítica literária no suplemento do jornal Público, nas revistas Relâmpago e Colóquio-Letras. Com uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura dedicou-se à escrita de “Na Estranha Casa de um Outro: Esboço de uma Biografia Poética”. Tem vasta obra publicada no domínio da literatura infantil, assim como alguma ficção distribuída por antologias.

Em 2007, em colaboração com o filósofo André Barata, publicou “Experiências Descritivas: Dos sentidos das coisas/Círculos”. Entre as suas obras de poesia mais recentes contam-se “Roturas e Ligamentos” e “As Orelhas de Karenin”, ambas publicadas pela editora Abysmo em 2015 e 2019. É professora adjunta convidada na Escola Superior de Comunicação Social.

No dia 27 de abril, pelas 20h30, o convidado é Adolfo Luxúria Canibal. Adolfo de Macedo (nome de baptismo) é advogado, músico e poeta.

Conhecido principalmente como vocalista da banda Mão Morta, manteve desde cedo uma relação de proximidade com a literatura que acabou a transportar para o universo musical. É exemplo disso mesmo o espetáculo montado em torno da obra do dramaturgo alemão Heiner Müller, o qual resultou no álbum “Müller no Hotel Hessischer Hof” (1997), dos Mão Morta, ou o livro-CD “Estilhaços e Cesariny” (Assírio & Alvim, 2012), que mistura poemas seus com outros de Mário Cesariny.

Reuniu recentemente grande parte da sua produção poética no livro “No rasto dos duendes eléctricos (Poesia 1978-2018)”. É ainda autor de ensaios diversos, nos domínios da música, da ecologia e não só, e alguma ficção. Além de breves aparições como actor, montou vários espectáculos performativos e de “spoken word”.

Serão lidos poemas dos convidados, entre outros.

A conversa moderada por Henrique Fialho estará aberta à participação do público, com lotação reduzida e entradas condicionadas aos lugares disponíveis. A reserva de lugar é obrigatória pelo tel. 262823302.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

‘Semana dos 30 anos’ na ESAD.CR

A celebrar os mais de 30 anos da sua fundação, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) vai promover uma nova edição da ‘Semana dos 30 anos’, aberta a toda a comunidade. O programa contará com cerca de 50 atividades, entre conferências, aulas abertas, seminários, palestras, workshops e visitas à escola, entre os dias 6 e 10 de maio. Paralelamente, de 8 a 12 de maio, decorre a Exposição do Ano da ESAD.CR 2024, sob o mote ‘Abaladiça [one for the road]’.

Caldas garante manutenção na Liga 3

Ao empatar em casa a uma bola com o Oliveira do Hospital, no passado domingo, no Campo da Mata, o Caldas Sport Clube garantiu a manutenção na Liga 3.

caldas1 1