Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Associação Pato pede ajuda para eliminar canas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Pato, que tem a gestão do Paul de Tornada, pede ajuda a quem queira fazer o seu passeio higiénico por aquele espaço natural do concelho das Caldas da Rainha e auxiliar a remover uma espécie que provoca transtornos à fauna associada à vegetação e interfere com o fluxo da água.
Para eliminar as canas nos trilhos basta pisar com o pé até estalarem

Segundo a associação, nesta altura do ano a vegetação começa a crescer exponencialmente (normal e essencial na primavera), mas existe uma espécie em particular que é prejudicial – a cana, exótica invasora, nativa do continente asiático.

Esta espécie consegue atingir dimensões até seis metros de altura, forma clones que ocupam áreas muito extensas e impede o desenvolvimento da vegetação nativa, nomeadamente da vegetação ripícola e da fauna associada.

“Sempre que for dar um passeio pelo Paul de Tornada e vir uma cana no trilho, se puder e só se for seguro, pise essa mesma cana. Basta pisar com o pé e rapidamente irá ouvir um estalo da cana a partir”, pede a associação.

“Se todos nós que visitamos o Paul, pisarmos as canas que virmos ao longo dos trilhos, faremos com que as plantas gastem todas as suas reservas para rebentar novamente até ao ponto que os rizomas já não terão mais reservas e acabarão por secar”, adianta.

De acordo com a Pato, “este é um processo muito lento, mas é o que provoca menos perturbações no ecossistema e é mais fácil de realizar”. “É a única forma de remover esta espécie na totalidade de uma forma rápida, excluindo logo à partida o uso de herbicidas”, vinca.

Existem, no entanto, algumas recomendações: Não parta as canas próximas das valas que sejam inclinadas e que corra o risco de cair. Confirme sempre se a planta que está a observar é mesmo uma cana. O caniço (é muito parecido com a cana, mas é mais pequeno (tanto em diâmetro como em altura) e é uma espécie nativa muito importante para abrigo/refúgio e nidificação de muitas aves.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Matiné de fados de convívio e homenagem

No passado domingo, na Adega do Tomás, em Rocha Forte, no Cadaval, decorreu um almoço convívio e de homenagem à locutora Gina Alves, na comemoração do seu programa na Rádio Alenquer que completou sete anos de existência.

rocha

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora