Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
22° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
25° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Associação Pato pede ajuda para eliminar canas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Pato, que tem a gestão do Paul de Tornada, pede ajuda a quem queira fazer o seu passeio higiénico por aquele espaço natural do concelho das Caldas da Rainha e auxiliar a remover uma espécie que provoca transtornos à fauna associada à vegetação e interfere com o fluxo da água.
Para eliminar as canas nos trilhos basta pisar com o pé até estalarem

Segundo a associação, nesta altura do ano a vegetação começa a crescer exponencialmente (normal e essencial na primavera), mas existe uma espécie em particular que é prejudicial – a cana, exótica invasora, nativa do continente asiático.

Esta espécie consegue atingir dimensões até seis metros de altura, forma clones que ocupam áreas muito extensas e impede o desenvolvimento da vegetação nativa, nomeadamente da vegetação ripícola e da fauna associada.

“Sempre que for dar um passeio pelo Paul de Tornada e vir uma cana no trilho, se puder e só se for seguro, pise essa mesma cana. Basta pisar com o pé e rapidamente irá ouvir um estalo da cana a partir”, pede a associação.

“Se todos nós que visitamos o Paul, pisarmos as canas que virmos ao longo dos trilhos, faremos com que as plantas gastem todas as suas reservas para rebentar novamente até ao ponto que os rizomas já não terão mais reservas e acabarão por secar”, adianta.

De acordo com a Pato, “este é um processo muito lento, mas é o que provoca menos perturbações no ecossistema e é mais fácil de realizar”. “É a única forma de remover esta espécie na totalidade de uma forma rápida, excluindo logo à partida o uso de herbicidas”, vinca.

Existem, no entanto, algumas recomendações: Não parta as canas próximas das valas que sejam inclinadas e que corra o risco de cair. Confirme sempre se a planta que está a observar é mesmo uma cana. O caniço (é muito parecido com a cana, mas é mais pequeno (tanto em diâmetro como em altura) e é uma espécie nativa muito importante para abrigo/refúgio e nidificação de muitas aves.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2