Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

Associação Pato pede ajuda para eliminar canas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Pato, que tem a gestão do Paul de Tornada, pede ajuda a quem queira fazer o seu passeio higiénico por aquele espaço natural do concelho das Caldas da Rainha e auxiliar a remover uma espécie que provoca transtornos à fauna associada à vegetação e interfere com o fluxo da água.
Para eliminar as canas nos trilhos basta pisar com o pé até estalarem

Segundo a associação, nesta altura do ano a vegetação começa a crescer exponencialmente (normal e essencial na primavera), mas existe uma espécie em particular que é prejudicial – a cana, exótica invasora, nativa do continente asiático.

Esta espécie consegue atingir dimensões até seis metros de altura, forma clones que ocupam áreas muito extensas e impede o desenvolvimento da vegetação nativa, nomeadamente da vegetação ripícola e da fauna associada.

“Sempre que for dar um passeio pelo Paul de Tornada e vir uma cana no trilho, se puder e só se for seguro, pise essa mesma cana. Basta pisar com o pé e rapidamente irá ouvir um estalo da cana a partir”, pede a associação.

“Se todos nós que visitamos o Paul, pisarmos as canas que virmos ao longo dos trilhos, faremos com que as plantas gastem todas as suas reservas para rebentar novamente até ao ponto que os rizomas já não terão mais reservas e acabarão por secar”, adianta.

De acordo com a Pato, “este é um processo muito lento, mas é o que provoca menos perturbações no ecossistema e é mais fácil de realizar”. “É a única forma de remover esta espécie na totalidade de uma forma rápida, excluindo logo à partida o uso de herbicidas”, vinca.

Existem, no entanto, algumas recomendações: Não parta as canas próximas das valas que sejam inclinadas e que corra o risco de cair. Confirme sempre se a planta que está a observar é mesmo uma cana. O caniço (é muito parecido com a cana, mas é mais pequeno (tanto em diâmetro como em altura) e é uma espécie nativa muito importante para abrigo/refúgio e nidificação de muitas aves.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago